Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5865
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Dec-2006
metadata.dc.creator: SOUZA, Maurício Rodrigues de
Title: Por uma educação antropológica: comparando as idéias de Bronislaw Malinowski e Paulo Freire
Other Titles: For an anthropological education: comparing the ideas of Bronislaw Malinowski and Paulo Freire
Por una educación antropológica: comparando las ideas de Bronislaw Malinowski y Paulo Freire
Citation: SOUZA, Mauricio Rodrigues de. Por uma educação antropológica: comparando as idéias de Bronislaw Malinowski e Paulo Freire. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 487-496, dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n33/a09v1133.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000300009>.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho analisa as idéias de Malinowski e Paulo Freire, propondo algumas proximidades entre a antropologia e a pedagogia. Dentre as possibilidades resultantes de tal encontro, uma certamente merece destaque: a recomendação de que antropólogos e professores respeitem sempre o "saber-fazer" comunitário e previamente adquirido por seus respectivos outros, alunos ou "nativos", enquanto um verdadeiro ponto de partida para a construção da ciência. Desta maneira, pode-se pensar que em ambas as disciplinas o conhecimento caminha junto a um respeito pela alteridade, lição esta que elas devem partilhar não somente com outras áreas do saber, mas especialmente com a comunidade mais ampla.
Abstract: This article analyses the ideas of Malinowski and Paulo Freire proposing some proximities between anthropology and pedagogy. Among the possibilities resulting from such a meeting, one certainly deserves special attention: the recommendation that anthropologists and teachers should always respect the community knowledge previously acquired by students and "natives" as the real starting point for the construction of science. In this way, it is possible to consider that in both disciplines knowledge be associated with a respect for alterity, a lesson they must share not only with other disciplines, but especially with the wider community.
metadata.dc.description.resumen: El presente trabajo analiza las ideas de Malinowski y Paulo Freire, proponiendo algunas proximidades entre la antropología y la pedagogía. Entre las posibilidades resultantes de tal encuentro, una ciertamente merece destaque: la recomendación de que antropólogos y profesores respeten siempre el "saber-hacer" comunitario y previamente adquirido por sus respectivos otros, alumnos o "nativos", como un verdadero punto de partida para la construcción de la ciencia. De esta forma se puede pensar que en ambas disciplinas el conocimiento camina junto a un respeto por la alteridad, lección ésta que ellas deben compartir no solamente con otras áreas del saber, mas especialmente con la comunidad más amplia.
Keywords: Educação
Antropologia
Antropologia educacional
Malinowski, Bronislaw, 1884-1942
Freire, Paulo, 1921-1997
ISSN: 1413-2478
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - FAPSI/IFCH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_EducacaoAntropologicaComparando.pdf105,09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons