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dc.creatorFARIAS, Adriana de Jesus Diniz-
dc.date.accessioned2014-12-19T13:56:55Z-
dc.date.available2014-12-19T13:56:55Z-
dc.date.issued2014-08-22-
dc.identifier.citationFARIAS, Adriana de Jesus Diniz. A carreira docente na rede municipal de ensino de Belém-Pará sob a ótica dos professores. 2014. 171 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6178-
dc.description.abstractThis study addresses the Teaching Career in Municipal Education Network Perspective on Belém teachers. We sought to answer the following questions: How do teachers assess your career? It is an attractive career? The study's general objective: to analyze the careers of teachers regarding the attractiveness from the perspective of some teachers, from 1991 until 2014. And as specific objectives: a) to analyze the Statute of the Municipal Education Network for Teaching Belém and related laws regarding the movement, encouraging the formation, working hours, working conditions and remuneration; b) systematize the educational policy of the municipality of Belém in regard to career teachers ; c) analyzing the views of teachers about their career. For the research a literature review on faculty compensation and career was made. An analysis of the career of teachers from the Statute of the City of Belém Teachers (Law No. 7.528/1991) and related laws was also performed. To grasp the perspective of teachers interviews with teachers and representatives of SINTEPP were performed. The survey concluded with regard to the movement that RMEB career is not attractive, since in practice the functional progressions were never effected. In regard to encouraging the formation, it was concluded that the normative field RMEB offers attractive because it guarantees paid leave for improvement and payment of bonuses. With regard to working hours, we can conclude that according to the testimony of teachers, the composition of the journey is not attractive element, because there is not enough time to prepare their classes or perform other important activities within the time period required for Time activity. Regarding working conditions it is concluded that they are inadequate, especially with regard to the physical and material conditions of educational units and do not constitute the attractiveness of career factor. Regarding the remuneration we may consider that it does not translate to attractive career factor, given that remuneration is constituted mostly of bonuses. Therefore, we can conclude that teachers of RMEB does not consider its attractive careers.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectPolítica governamentalpt_BR
dc.subjectRede Municipal de Educação de Belémpt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleA carreira docente na rede municipal de ensino de Belém-Pará sob a ótica dos professorespt_BR
dc.title.alternativeThe teaching career in the municipal Belém-Pará education from the perspective of teacherspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL-
dc.contributor.advisor1GEMAQUE, Rosana Maria Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2993304230836305-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7208212885472707-
dc.description.resumoEste estudo trata da Carreira Docente na Rede Municipal de Educação de Belém na Perspectiva dos professores. Buscou-se responder as seguintes questões: Como os professores avaliam a sua carreira? É uma carreira atrativa? O estudo tem como objetivo geral: analisar a carreira dos professores no que concerne à atratividade a partir da perspectiva de alguns professores, no período de 1991 até 2014. E como objetivos específicos: a) analisar o Estatuto do Magistério da Rede Municipal de Educação de Belém e leis correlatas no que concerne ao movimento, estímulo à formação, jornada de trabalho, condições de trabalho e remuneração; b) sistematizar a política educacional do munícipio de Belém no que se refere à carreira dos professores; c) analisar a visão dos professores sobre sua carreira. Para a realização da pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica sobre carreira e remuneração docente. Também foi realizada uma análise da carreira dos professores a partir do Estatuto do Magistério do Município de Belém (Lei nº 7.528/1991) e leis correlatas. Para apreender a perspectiva dos professores foram realizadas entrevistas com professores e representantes do SINTEPP. A pesquisa permitiu concluir no que se refere ao movimento que a carreira na RMEB não é atrativa, pois na prática as progressões funcionais nunca foram efetivadas. No diz respeito ao estímulo à formação, concluiu-se que no campo normativo a RMEB oferece atratividade, pois garante a licença remunerada para aperfeiçoamento e pagamento de gratificações. No que se refere à jornada de trabalho, podemos concluir que de acordo com os depoimentos dos professores, a composição da jornada não se constitui elemento atrativo, pois não há tempo suficiente para preparar suas aulas ou realizar outras atividades importantes dentro do tempo destinado à Hora Atividade. No que se refere às condições de trabalho conclui-se que as mesmas não são adequadas, principalmente no que se refere às condições físicas e materiais das unidades educativas, não se constituindo fator de atratividade da carreira. No que tange à remuneração podemos considerar que a mesma não se traduz fator atrativo à carreira, haja vista que a remuneração se constitui em sua maioria de gratificações. Portanto, podemos concluir que os professores da RMEB não consideram suas carreiras atrativas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

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