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Type: Dissertação
Issue Date: 11-Aug-2014
Authors: MOREIRA, Nélio Ribeiro
First Advisor: COSTA, Antonio Maurício Dias da
Title: A música e a cidade: práticas sociais e culturais na cena da canção popular em Belém do Pará na década de 1980
Sponsor: SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
Citation: MOREIRA, Nélio Ribeiro. A música e a cidade: práticas sociais e culturais na cena da canção popular em Belém do Pará na década de 1980. 2014. 299 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia.
Resumo: A dissertação aborda o desenvolvimento de práticas de sociabilidade e de uma rede de compromissos entre os atores sociais integrantes do mundo artístico (BECKER, 1982) ensejadas por meio da canção popular, bem como formas de produção e circulação dessa mercadoria cultural na cidade de Belém do Pará, entendendo-a como uma área de fronteira (HANNERZ, 1997) nos anos oitenta. Para isso, recorri à categoria cena musical (STRAW, 1991) como subsídio para análise dessas ocorrências socioculturais. Trata-se de um estudo antropológico com temática histórica (FREHSE, 2005; SAHLINS, 1999) pautado em pesquisas em registros escritos e na oralidade que está dividido em três capítulos. O primeiro, intitulado "Uma cidade em expansão e sua cultura musical em processo" apresenta uma caracterização das transformações no cenário urbano de Belém do Pará no início da década de 1980 e as fundações de uma cena de canção popular. Assim, são estudados dois eventos fundamentais para a conformação desse cenário musical, a Feira Pixinguinha em Belém do Pará e o Projeto Jayme Ovalle. O segundo capítulo é "A produção da canção identitária pelas práticas discursivas de artistas da música popular na Belém dos anos 80". Nele são objetos a relação do lugar com a feitura da canção e seus significados, a ideia de canção como objeto-valor, a formação da associação de músicos CLIMA e o estudo de algumas canções emblemáticas da cena oitentista. O terceiro capítulo, “Práticas de sociabilidade e os 'lugares da canção’ na Belém do Pará oitentista” estuda os espaços sociais da canção popular como os lugares onde se produzia e consumia a essa mercadoria cultural e por onde circulavam artistas e público dessa modalidade musical na cidade - como bares, teatros, casas de show - sob as características do ambiente urbano local. Também, apresenta-se uma visada sobre os festivais da canção e as gravações como mercadoria cultural e lugar de projeto (VELHO, 2008) para a categoria dos artistas do cenário da música abordado.
Abstract: The dissertation discusses the development of practices of sociability and a network of commitments among members of an art world (BECKER, 1982) made possible in popular song, as well as forms of cultural production and circulation of such goods in the city of Belém do Pará, Brazil, understanding it as a frontier area ( HANNERZ, 1997) in the eighties. For this, I turned to the musical scene category (STRAW, 1991) as an input for socio-cultural analysis of these occurrences. This is an anthropological study of a historical theme (FREHSE, 2005; SAHLINS, 1999) which is divided into three chapters. The first, entitled "An expanding city and its musical culture in process" presents a characterization of the transformations of the urban scenery of Belém do Pará in the early 1980s and the foundations of a scene of popular song. Thus, two key events are studied concerning for the formation of this music scene: the Feira Pixinguinha in Belem and Projeto Jayme Ovalle. The second chapter is named “The production of identity by song discursive practices of popular music artists in Belém in the 1980s”. The focus in it is the relationship of place with the making of the song and its meaning, the idea of a song as the object-value, the formation of the association of musicians called CLIMA and a study of some emblematic songs of the eighties scene. The third chapter, "Practices of sociability and ‘places of Popular Song’ in Belém do Pará eighties" studies social spaces of popular song as places where they produced and consumed to that cultural commodities and place to artists and audiences this musical mode in the city - such as bars, theaters, concert halls - in the characteristics of the urban environment. Also, it presents a view on the song festivals and recordings as cultural commodities as projeto (VELHO, 2008) for the category to the artists of music scene.
Keywords: Etnologia
Canção popular
Cena musical
Rede social
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia Brasileira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia
Appears in Collections:Dissertações em Sociologia e Antropologia (Mestrado) - PPGSA/IFCH

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