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Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : jun-2011
Autor(es): MELLO, Alex Bolonha Fiúza de
DIAS, Marco Antonio Rodrigues
Título : Os reflexos de Bolonha e a América Latina: problemas e desafios
Otros títulos : Reflections of Bologna and Latin America: problems and challenges
Les reflets de Bologne et l'Ámerique Latine: problèmes et défis
Citación : MELLO, Alex Fiúza de; DIAS, Marco Antonio Rodrigues. Os reflexos de Bolonha e a América Latina: problemas e desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 115, p. 413-435, abr./jun. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v32n115/v32n115a10.pdf>. Acesso em: 08 maio 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000200010>.
Resumen: O artigo descreve o Processo de Bolonha, apresenta um histórico de sua evolução e analisa os progressos e dificuldades em sua implementação. Menção detalhada é feita sobre objeções apresentadas ao processo em si e à sua aplicação sem crítica, em outras regiões do mundo. As reformas provocadas por Bolonha envolvem desde os regimes jurídicos das instituições e da carreira docente até o financiamento público e um novo sistema de acreditação. Os autores notam ser grande, na Europa, a apatia entre os professores e protestos estudantis são vigorosos, mas limitados a aspectos de natureza corporativa. Destacam o conceito de competências e o fato de este se concentrar nos aspectos laborais com vistas à inserção no mercado atual, sem dar a atenção necessária à formação para a cidadania. A concepção de educação como bem público é abandonada em favor da mercantilização. Concluem recordando que, na América Latina, há, desde a Reforma de Córdoba, uma ideia clara sobre a necessidade de se manter a qualidade e pertinência, esta necessariamente vinculada à busca da solução dos grandes problemas da sociedade.
Resumen : This paper describes the Bologna Process, presents its evolution and analyzes the progress of its implementation in Europe and the diffculties it has faced. It provides a detailed analysis of the objections to the process itself and to its uncritical application in other parts of the world, especially in Latin America. The main criticism of Bologna is that the international agencies have issued guidance that directly or indirectly delegate the function of main provider of higher education, traditionally performed by the State, to the private sector. Bologna reforms have affected everything from the legal regime of the institutions and of the teaching careers to public funding and a new accreditation system.
Résumé: Cet article décrit le Processus de Bologne. Il présente l'histoire de son évolution et analyse les progrès et diffcultés qui ont marqué sa mise en œuvre en Europe. Les objections présentées contre le processus en soi et son application inconditionnelle dans d'autres régions du monde, en particulier en Amérique latine, sont analysées de manière détaillée. La principale critique contre Bologne concerne l'orientation issue par agences internationales pour que la fonction de principal responsable des établissements d'enseignement supérieur, qui revenait traditionnellement à l'État, passe aux mains de l'initiative privée. Les réformes provoquées par Boulogne metent en jeu tout ce qui va des régimes juridiques des établissements et de la carrière enseignante jusqu'au financement public et un nouveau système d'habilitation.
Palabras clave : Declaração e processo de Bolonha
Dimensão européia
Sociedade do conhecimento
Qualidade e pertinência
Declaração de Bolonha, 1999
Ensino superior
Cooperação pedagógica
Cooperação transfronteiriça
América Latina
ISSN : 0101-7330
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - FACS/IFCH

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