Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6656
Compartilhar:
Type: Artigo de Periódico
Issue Date: Sep-2014
Authors: ARAÚJO, Sônia Maria da Silva
Title: História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência
Other Titles: Women's history, life histories of teachers: elements to think about teaching
Citation: ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência. Educar em Revista, Curitiba, n. 53, p. 295-310, jul./set. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n53/18.pdf>. Acesso em: 11 maio 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.37341>.
Resumo: Por meio da história de vida de duas professoras ribeirinhas, reflete-se sobre a docência que acontece no contexto do arquipélago de Guajará, em Belém do Pará, Brasil. Traços comuns entre as histórias, como violência sexual na infância, pobreza e escolarização são destacados para demonstrar que a docência não pode ser pensada fora do contexto mais amplo de constituição da mulher. Argumenta-se que a condição da mulher na região historicamente conformou possibilidades singulares que explicam como e porque meninas que foram por muito tempo alijadas do mundo da escola se transformam em professoras. Demonstra-se como ser professora se articula aos processos societais do espaço ribeirinho, assegurando todo um processo de inter-relação.
Abstract: Through two life histories of riverine teachers, this article reflects on teaching that happens in the context of Guajará Archipelago, in Belém of Pará, Brazil. It points out common features between those life histories as sexual violence during childhood, poverty, and schooling in order to demonstrate that teaching cannot be thought out of a wider context of women's constitution. It argues that the women status in this region has historically performed singular possibilities that explain how and why girls who were excluded from the school world for a long period turned into teachers. It demonstrates how being a teacher joins to the social processes of the riverine space, ensuring a whole interrelation process.
Keywords: Mulheres
História de vida (Pesquisa social)
Formação de professores
Ribeirinhos
Baía do Guajará - PA
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
ISSN: 0104-4060
Appears in Collections:Artigos Científicos - ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_HistoriaMulheresHistoria.pdf338.48 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons