Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/6928
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCASTRO, Fábio Fonseca de-
dc.date.accessioned2015-10-08T13:11:32Z-
dc.date.available2015-10-08T13:11:32Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.citationCASTRO, Fábio Fonseca de. Fenomenologia da Comunicação em sua quotidianidade. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 21-39, dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442013000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 7 out. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442013000200002>.pt_BR
dc.identifier.issn1809-5844-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6928-
dc.description.abstractThe article reflects on the relationship between Communication and communicative everyday processes using Martin Heidegger's philosophy. Intending to interpret the communicative phenomenon from a phenomenological and hermeneutical approach, we seek to understand Communication as tacit condition of every being in the world and we discuss the banal and quotidian character of Communication through Heidegger's notion of idle talk (Gerede), comprehended it as a fundamental communicative experience. The aim of the paper is to understand the Communication in its most basic phenomenal condition, wich we have identified as their intersubjective condition. With this proposition, the article also seeks to understand Communication without the metaphysical bonds that are required to think on it, in other words a condition of effectiveness of language and meaning. Doing this, we start a phenomenology approach by which Communication could be comprehended as intersubjective and daily phenomenon.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectHeidegger, Martin, 1889-1976pt_BR
dc.subjectIntersubjetividaept_BR
dc.subjectComunicação socialpt_BR
dc.titleFenomenologia da Comunicação em sua quotidianidadept_BR
dc.title.alternativePhenomenology of Communication in everyday lifept_BR
dc.title.alternativeLa fenomenología de la Comunicación en la vida cotidianapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO artigo reflete sobre a relação entre a Comunicação e os processos comunicativos quotidianos à luz do pensamento de Martin Heidegger. Pretendende-se interpretar o fenômeno comunicativo a partir de uma abordagem hermenêutica e fenomenológica, investiga-se a Comunicação como condição tácita de todo estar no mundo e discute-se o caráter banal e quotidiano da Comunicação por meio da noção heideggeriana de falatório (Gerede), a qual procura entender como experiência comunicativa fundamental. O objetivo do artigo é compreender a Comunicação na sua condição fenomênica mais elementar, que identificamos como sendo a sua condição intersubjetiva. Com essa proposição, o artigo procura pensar a Comunicação sem as amarras metafísicas que exigem que se pense, nela, como uma condição de eficiência de linguagem e de sentido, iniciando uma fenomenologia da Comunicação que a perceba como fenômeno intersubjetivo e quotidiano.pt_BR
dc.description.resumenEl artículo reflexiona sobre la relación entre la Comunicación y los procesos comunicativos cotidianos a la luz del pensamiento de Martin Heidegger. Con la intención de interpretar el fenómeno comunicativo con un enfoque fenomenológico y hermenéutico, tratamos de comprender la Comunicación como condición tácita de todo ser en el mundo y analizamos el carácter banal y cotidiana de la comunicación a través de la noción heideggeriana de habladuría (Gerede) que trata de entender como experiencia comunicativa fundamental. El objetivo de este trabajo es entender la Comunicación en su estado fenomenal más básico, se ha identificado como su condición intersubjetiva. Con esta propuesta, el artículo trata de pensar en Comunicación sin los lazos metafísicos que requieren a pensar en ella como condición de eficacia de lenguaje y de significado, empezando una fenomenología de la Comunicación que la piense como fenómeno intersubjetivo y cotidiano.pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_FenomenologiaComunicacaoQuotidianidade.pdf162,01 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons