Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/6939
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : abr-2004
Autor(es): HALPERN, Ricardo
FIGUEIRAS, Amira Consuêlo de Melo
Título : Influências ambientais na saúde mental da criança
Otros títulos : Environmental influences on child mental health
Citación : HALPERN, Ricardo; FIGUEIRAS, Amira Consuêlo de Melo. Influências ambientais na saúde mental da criança. Jornal de Pediatria, Porto Alegre, v. 80, n. 2, p. 104-110, abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572004000300013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 9 out. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000300013>.
Resumen: Objetivo: Apresentar uma revisão atualizada sobre a influência ambiental na saúde mental da criança, os principais fatores de risco e medidas práticas para intervenção pelo pediatra. Fontes dos dados: Foram utilizadas para a revisão as principais bases de dados, MEDLINE, Psyclit e Lilacs, livros técnicos e publicações relevantes na área de desenvolvimento e promoção da saúde mental da criança e adolescente. Síntese dos dados: As crianças estão expostas a múltiplos riscos, entre os quais o de apresentarem uma alta prevalência de doenças, o de nascerem de gestações desfavoráveis e/ou incompletas e o de viverem em condições socioeconômicas adversas. Tal cadeia de eventos negativos faz com que essas crianças tenham maior chance de apresentar problemas emocionais. Os resultados negativos no desenvolvimento e comportamento são produzidos pela combinação de fatores de risco genéticos, biológicos, psicológicos, e ambientais, envolvendo interações complexas entre eles. Os fatores mais fortemente associados com a saúde mental da criança são o ambiente social e psicológico, influenciando mais do que as características intrínsecas do indivíduo. O efeito cumulativo de risco é mais importante na determinação de problemas emocionais da criança do que a presença de um estressor único, independente de sua magnitude. Conclusão: Os fatores ambientais tem um papel importante na gênese dos problemas emocionais da criança e é papel do pediatra através de uma prática clínica adequada a identificação e intervenção precoce nos fatores de risco para o desenvolvimento desses distúrbios.
Resumen : Objective: To present an up-to-date review about environmental influences on child mental health, describing major risk factors and discussing recommendations for intervention by pediatricians. Sources of data: MEDLINE, PsycLIT and Lilacs, technical books and publications about child development and child and adolescent mental health problems and health promotion. Summary of the findings: Children are exposed to multiple risk factors, among them high prevalence of disease, premature birth, being born from a problematic pregnancy, and living in poverty. This negative chain of events increases the risk for emotional problems. The negative effects on development and behavior result from the complex interaction between genetic, biological, psychological and environmental risk factors. The main factors influencing the mental health of children are the social and psychological environment. The cumulative risk effect is more important in determining emotional problems in children than the presence of one single stressor, regardless of its magnitude. Conclusion: Environmental factors play an important role in the etiology of emotional problems in childhood. An adequate clinical investigation allows pediatricians to identify risk factors for the development of mental health problems and to ensure early intervention for children at risk.
Palabras clave : Saúde mental
Crianças
Adolescentes
Fatores de risco
Intervenção precoce (Educação)
Meio ambiente
Desenvolvimento infantil
Deficiências do desenvolvimento
ISSN : 1678-4782
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - FAMED/ICS

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_InfluenciasAmbientaisSaude.pdf183,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons