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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Apr-2006
metadata.dc.creator: ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de
SILVA, Francynete Melo e
Title: Efeitos da exposição a mudanças nas contingências sobre o seguir regras
Other Titles: Effects of exposure to changes on rule following contingencies
Citation: ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de; SILVA, Francynete Melo e. Efeitos da exposição a mudanças nas contingências sobre o seguir regras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 22, n. 1, p. 101-112, abr. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n1/29850.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000100013>.
metadata.dc.description.resumo: Investigando os efeitos de histórias experimentais sobre o seguimento de regras discrepantes das contingências, nove universitários foram expostos a um procedimento de escolha de acordo com o modelo; a tarefa era apontar cada um dos três estímulos de comparação, em seqüência. Cada condição era constituída de quatro sessões. As contingências na Sessão 1 eram alteradas na Sessão 2, restabelecidas na Sessão 3 e mantidas inalteradas na Sessão 4, iniciada com a regra discrepante. As três condições diferiam quanto à forma de estabelecimento do comportamento alternativo ao especificado pela regra discrepante. Independentemente de como o comportamento foi estabelecido na Sessão 1, se por contingências (Condição 1) ou por regras (Condições 2 e 3), somente os participantes que responderam corretamente nas Sessões 2 e 3 (n = 7) deixaram de seguir a regra discrepante na Sessão 4. Discutem-se algumas das características que uma história experimental deve apresentar para interferir no seguimento de regras discrepantes.
Abstract: By investigating the effects of experimental histories on discrepant rule following contingencies, nine university students were exposed to a matching-to-sample procedure; the task was to point out, in a set order, it one of three comparison stimuli. Each condition comprised four sessions. The contingencies in Session 1 were altered in Session 2, reestablished in Session 3 and remained unchanged in Session 4, which began with the discrepant rule. The three conditions differed as to the form of establishment of the alternative behavior to that specified by the discrepant rule. Independent of how the behavior was established in Session 1, whether by contingencies (Condition 1) or by rules (Conditions 2 and 3), only those participants who responded correctly in Sessions 2 and 3 (n = 7) did not follow the discrepant rule in Session 4. It is also discussed some of the characteristics that an experimental history should have to interfere with discrepant rule following.
Keywords: Controle (Psicologia)
Psicologia experimental
Comportamento verbal
Contingências (Psicologia)
Estudantes universitários
ISSN: 1806-3446
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
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