Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7161
Compartilhar:
Type: Artigo de Periódico
Issue Date: Mar-2012
Authors: ARAÚJO, Fernando Costa
FALCON, Elias Bruno Santana
RODRIGUES, Gizele Moreira
FREITAS, Leidian Coelho de
DUTRA, Claudia Daniele Tavares
PIRES, Carla Andréa Avelar
Title: O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde
Other Titles: Learning and orientation in primary healthcare: a case report on a semester of activities in the Educational Program for Health Work
Citation: ARAÚJO, Fernando Costa et al. O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, supl. 2, p. 164-168, mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a24v36n1s2.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000300024>.
Resumo: O programa PET-Saúde atua promovendo a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experimentação de um semestre de atividades vivenciadas por acadêmicos da UFPA que compõem uma equipe multiprofissional do PET-Saúde/Ananindeua. Este projeto está atuando como estimulador de diversas atividades que valorizam o aprendizado e a humanização. Dentre as atividades estimuladoras de aprendizado dos acadêmicos estão: palestras e formação complementar; discussão de artigos científicos; e acompanhamento de atividades na Unidade Básica de Saúde. A Atenção Primária representa interessante espaço de aprendizado para acadêmicos em saúde, e a inserção destes em seu âmbito representa grande ganho à comunidade, que passa a receber valiosas orientações em saúde.
Abstract: The Educational Program for Health Work (PET-Saúde) promotes the formation of tutorial learning groups in strategic areas for the Unified National Health System. This study aimed to report on an experiment with a semester of activities experienced by students from the Federal University in Pará (UFPA) that were part of a multi-professional team in the PET-Saúde project in Ananindeua. This project promotes activities that value learning and humanized care. Learning activities involving students include talks and complementary training, discussion of scientific articles, and follow-up of activities at the Primary Care Unit. Primary Care is a learning area for students in the health professions, and their participation in the arena is a major gain for the community, which receives valuable health information.
Keywords: Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde
Universidade Federal do Pará
Aprendizagem
Atenção primária à saúde
Estudantes universitários
Ananindeua - PA
Pará - Estado
ISSN: 0100-5502
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - ICS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_AprenderOrientarAtencao.pdf109.08 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons