Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7629
Compartilhar:
Type: Artigo de Periódico
Issue Date: Sep-2014
Authors: COSTA, Elisangela Silva da
PIRES, Erik André de Nazaré
Title: O comportamento no processo de busca da informação por meio das tecnologias da informação e comunicação: um estudo de caso sobre os discentes da Faculdade de Biblioteconomia no Estado do Pará
Other Titles: The Behaviour in the process of search of information through information technology and communication: a case study on the students of the School of Librarianship in the State of Pará
Citation: COSTA, Elisângela Silva da; PIRES, Erik André de Nazaré. O comportamento no processo de busca da informação por meio das tecnologias da informação e comunicação: um estudo de caso sobre os discentes da Faculdade de Biblioteconomia no Estado do Pará. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 149-188, jul./set. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pci/v19n3/a09v19n3.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1896>.
Resumo: Aborda as relações entre o comportamento durante o procedimento de busca informacional e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's), tratadas numa perspectiva interdisciplinar no contexto da graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Objetiva-se investigar como os alunos da graduação em Biblioteconomia realizam as suas pesquisas acadêmicas, averiguando se há êxito nos resultados obtidos, focalizando, em especial, o acesso a textos acadêmicos, para a leitura e produção textual desses discentes, que se encontram em processo de formação profissional. A metodologia foi empregada da seguinte maneira: na primeira com a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Kuhlthau (1991; 1999; 2004 e 2005), Wilson (1997; 1999; 2000 e 2006) e abrangendo contribuições de outros pensadores sobre a temática abordada. Na segunda etapa, realizou-se um estudo exploratório e descritivo de abordagem quali-quantitativa, com aplicação de questionário contendo perguntas fechadas, abertas e híbridas. Os resultados alcançados mostram que os discentes de modo geral apresentam desempenho satisfatório no processo de busca informacional, pois, realizam o processo de recuperação da informação de modo proficiente.
Abstract: It approaches the relationship between the behavior during the process of information seeking and Information Technology and Communication ( ICT ) , treated in an interdisciplinary perspective in the context of undergraduate Librarianship at the Federal University of Pará ( UFPA ) . This study aims to investigate how undergraduate students in Library hold their academic research by examining whether there is successful the results, focusing , in particular , access to academic texts , for reading and textual production of these students , who are in process vocational training . The methodology was as follows: the first with the literature , based on authors such as Kuhlthau ( 1991 , 1999 , 2004 and 2005 ) , Wilson ( 1997 , 1999 , 2000 and 2006 ) and covering contributions of other thinkers on the subject addressed . In the second step , we performed an exploratory and descriptive study of qualitative and quantitative approach with a questionnaire containing closed, open and hybrid questions . The results show that students generally have satisfactory performance in the information seeking process , therefore, perform the process of information retrieval in a proficient manner.
Keywords: Biblioteconomia
Processo de informação
Tecnologia da informação
Fontes de informação
Informação e comunicação
Pará - Estado
Estudo de caso
metadata.dc.relation.ispartof: Perspectivas em Ciência da Informação
ISSN: 1981-5344
1413-9936
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Appears in Collections:Artigos Científicos - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_ComportamentoProcessoBusca.pdf538.46 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons