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dc.creatorOLIVEIRA, Ana Irene Alves de-
dc.creatorASSIS, Grauben José Alves de-
dc.creatorGAROTTI, Marilice Fernandes-
dc.date.accessioned2017-02-10T19:32:32Z-
dc.date.available2017-02-10T19:32:32Z-
dc.date.issued2014-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Irene Alves de; ASSIS, Grauben José Alves de; GAROTTI, Marilice Fernandes. Tecnologias no ensino de crianças com paralisia cerebral. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 20, n. 1, p. 85-102, mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbee/v20n1/a07v20n1.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014000100007>.pt_BR
dc.identifier.issn1413-6538pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7648-
dc.description.abstractCerebral palsy is a chronic condition characterized by a predominantly sensory-motor dysfunction involving disturbance in muscle tone, posture and voluntary movement. The aim of this study was to investigate the effect of computerized procedures for teaching conditional relationships with pictures and words printed on generalized recombinational reading with four children. All steps were developed using assistive technology (AT), with the Desenvolve ® software for teaching basic prerequisites. Then, training and reading tests with technology derived from the paradigm of stimulus equivalence were carried out. The results provided evidence that the teaching procedure used promoted generalized recombinational reading of new words. The procedures used suggest that the systematic manipulation of the smaller units than words may be a promising strategy for developing reading recombination, combining the paradigm of equivalence with exercises and AT resources in order to contribute and promote inclusive education of students with CP, expanding their social interactions and downplaying their academic difficulties.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEquivalência de estímulospt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleTecnologias no ensino de crianças com paralisia cerebralpt_BR
dc.title.alternativeTechnology in teaching children with cerebral palsypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.description.resumoA paralisia cerebral é uma patologia crônica, caracterizada por uma disfunção predominantemente sensório-motora, envolvendo distúrbios no tônus muscular, postura e movimentação voluntária. O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito de procedimentos informatizados de ensino de relações condicionais com figuras e palavras impressas sobre a leitura recombinativa generalizada, em quatro crianças. Todas as etapas foram desenvolvidas utilizando a tecnologia assistiva, com o software Desenvolve®, para o ensino de pré-requisitos básicos. Em seguida, procederam-se as etapas de treino e testes de leitura com tecnologia derivada do paradigma de equivalência de estímulos. Os resultados obtidos apresentaram evidências de que o procedimento de ensino utilizado promoveu a leitura recombinativa generalizada de novas palavras. Os procedimentos utilizados sugerem que a manipulação sistemática das unidades menores do que a palavra pode ser uma estratégia promissora para o desenvolvimento da leitura recombinativa, aliando o paradigma de equivalência com exercícios e recursos de TA podendo contribuir e favorecer a educação inclusiva de alunos com PC, ampliando suas interações sociais e minimizando as dificuldades acadêmicas.-
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