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dc.creatorHAMOY, Idanise Sant'Ana Azevedo-
dc.date.accessioned2017-02-13T15:23:29Z-
dc.date.available2017-02-13T15:23:29Z-
dc.date.issued2012-01-31-
dc.identifier.citationHAMOY, Idanise Sant'Ana Azevedo. Itinerário de Influências íbero-italianas na Arte e na Arquitetura: retábulos da Belém do século XVIII. 2012. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Instituto de Ciências da Arte, Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7654>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7654-
dc.description.abstractThe altarpieces are domains that integrate art and architecture, and they were initially used as an educational tool for the propagation of Christian faith, which reached its apogee during the Catholic Reformation. These models were brought from Europe to the colonies, and in Belém there are examples that stand out for their unusual characteristics. With the proposed change in the liturgy by the II Vatican Council, they have lost their original function, but as a revealing example of the historical, artistic and religious condition from a time that present an evolution in its composition and form, they require documentation and analytical studies in the Amazon region which depict the practices and knowledge that enabled the making of these altarpieces with local labor. This research aims to analyze, starting from five types of altarpieces from Belém of the XVIII century, the iberian-italian influences in art and architecture production, emphasizing in the miscegenation’s processes of cultural encounters that occurred between settlers, missionaries, technicians (especially Bolognese architect Antonio Landi), indians and black slaves. In this sense, based on historical documents, drawings by Landi, architecture tractates, History of Art, iconographic analysis of the altarpieces it may be depicted the historical and local social context and iberian-italian context, the evolutionary study of altarpieces, academic and cultural references, and the five altarpieces based on Panofsky’s iconographic image reading methodology, on a new way of looking basis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectArquitetura colonialpt_BR
dc.subjectArte barrocapt_BR
dc.subjectRetábulospt_BR
dc.subjectLandi, Antonio José, 1713-1791pt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleItinerário de influências ibero-italianas na arte e na arquitetura: retábulos da Belém do século XVIIIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, José Afonso Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6045766440369156pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0136019251243788pt_BR
dc.description.resumoOs retábulos constituem um bem que integram a arte e a arquitetura, e inicialmente utilizados como instrumento pedagógico de propagação da fé cristã atingiram seu apogeu no período da Contra Reforma. Esses modelos foram trazidos da Europa para as colônias e em Belém existem exemplares que se destacam por suas características insólitas. Com a mudança na liturgia proposta pelo Concílio Vaticano II, perderam sua função original, mas como exemplares reveladores da condição histórica, artística e religiosa de uma época e que apresentam uma evolução em sua composição e forma, necessitam de documentação e estudos analíticos na região amazônica que evidenciem os fazeres e saberes que propiciaram a feitura desses retábulos com mão de obra local. Este trabalho tem por objetivo analisar, a partir das tipologias de cinco retábulos da Belém do século XVIII, as influências iberoitalianas na produção artística e arquitetônica com ênfase nos processos de mestiçagens dos encontros culturais ocorridos entre colonizadores, religiosos, técnicos (com destaque para o arquiteto bolonhês Antonio Landi), indígenas e negros. Neste sentido, com base em documentos históricos, desenhos de Landi, tratados de Arquitetura, História da Arte, análise iconográficas dos retábulos se apresenta o contexto histórico e social local e ibero-italiano, o estudo evolutivo dos retábulos, as referências acadêmicas e culturais e os cinco retábulos com base na metodologia de leitura de imagem iconográfica de Panofsky, a partir de um novo modo de olhar.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

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