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dc.creatorCASTRO, Marina Ramos Neves de-
dc.date.accessioned2017-03-13T16:26:29Z-
dc.date.available2017-03-13T16:26:29Z-
dc.date.issued2013-07-01-
dc.identifier.citationCASTRO, Marina Ramos Neves de. A arte na sua cotidianidade: uma percepção de arte na Feira do Guamá. Orientador: Joel Cardoso da Silva. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7865. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7865-
dc.description.abstractThis work develops an approach of the art as sociality from a focus on the daily life in the popular Market of the Guamá, Belém, in Brazilian Amazon. Therefore, using a frame of reference centered on Simmel and Meffesoli we start from a comprehensive perspective, watching the market as a "social form". We understand social form like a process resulting from the social construction of meaning that evolves continuously social relations. We figure out to realise how these social relations are produced from shared feelings: a feeling-together, common experiences, feelings, all kinds of emotions of the life, in short, that makes sense when are perceived and lived together. We propose that this feeling-together, here it treated, in the Market of Guamá, conforms social forms, which we identify as part of a process of "transmanência", this way producing an aesthetic and particular art, that results in the established relations in the commonplace of daily life.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectFeira do Guamápt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleA arte na sua cotidianidade: uma percepção de arte na Feira do Guamápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Joel Cardoso da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6918547599708778pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SOUZA, José Afonso Medeiros-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6045766440369156pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6636359546031674pt_BR
dc.description.resumoA dissertação desenvolve uma abordagem da arte enquanto socialidade a partir de um enfoque no quotidiano da feira do Guamá. Para tanto, utilizando um marco referencial centrado em Simmel e em Maffesoli, partimos de uma perspectiva compreensiva, observando a feira enquanto “forma social”. Compreendemos, assim, por forma, o resultado de um processo social de construção do sentido que se desenvolve ininterruptamente, através das relações sociais. Procuramos perceber como essas relações sociais são produzidas a partir de sentimentos partilhados: de um sentir-junto, de experiências comuns, sensações, emoções da vida de toda ordem, enfim, que ganham sentido quando vividas e percebidas em conjunto. Propomos que esse sentir-junto, no caso tratado, o da feira do Guamá, conforma formas sociais, as quais identificamos como fazendo parte de um processo de “transmanência”, dessa maneira produzindo uma estética e quiçá uma arte, que resulta nas relações estabelecidas no banal da quotidianidade.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
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