Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7942
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 27-Jun-2013
Authors: ALBUQUERQUE, Tássila Crystiane Freitas
First Advisor: FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de
Title: Educação musical e inclusão: a experiência do Programa Cordas da Amazônia
Sponsor: FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas
Citation: ALBUQUERQUE, Tássila Crystiane Freitas. Educação musical e inclusão: a experiência do Programa Cordas da Amazônia. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7942>. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender a dinâmica de inclusão de alunos com Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem na Educação Musical do Programa Cordas da Amazônia (PCA) da Escola de Música da Universidade Federal do Pará – EMUFPA, assim como descreveu o processo de inclusão deste Programa e conheceu o tipo de inclusão desenvolvida no mesmo. Foi fundamentada com pressupostos teóricos sobre inclusão, sobre educação musical, sobre educação musical inclusiva, sobre Transtornos do Desenvolvimento Humano e Dificuldades de Aprendizagem. Foi realizada uma revisão sistemática sobre os pesquisadores que já publicaram sobre o Programa Cordas da Amazônia assim como os dispositivos legais brasileiros e internacionais sobre inclusão e garantia de direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais. Foi uma abordagem qualitativa, um estudo descritivo. Os dados foram coletados através de levantamento bibliográfico, documental e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com (a) o coordenador do PCA, (b) um técnico e (c) um aluno selecionado a partir de critérios estabelecidos. Os resultados foram computadorizados, organizados e descritos em forma de quadros para análise descritiva. Os resultados mostraram que as etapas que os alunos passam, garantem o acesso de todos à educação, conforme predispõe a legislação. O PCA promove educação musical inclusiva com alunos com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, de Autismo, de Síndrome de Down, Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem.
Abstract: This research aimed to understand the dynamics of inclusion of students with Developmental Disorders and Learning Disabilities in Music Education Program Strings Amazon (PCA) Music’s School of the Federal University of Pará - EMUFPA, and described the process of inclusion of this Program the type known and developed in the same inclusion. Was substantiated with theoretical assumptions about inclusion, on music education, on music education inclusive, Disorders of Human Development and Learning Difficulties. It was performed a systematic review of the researchers who have published on the Strings Program Amazon as well as the Brazilian and international legal provisions on ensuring rights and inclusion of people with special educational needs. It was a qualitative, descriptive study. Data were collected through literature, documentary and semi-structured interviews were conducted with (a) PCA coordinator, (b) a technician, and (c) a student selected from established criteria. The results were computerized, organized and described in charts for descriptive analysis. The results showed that the steps that students spend, ensuring access for all to education as predisposing legislation. The PCA promotes inclusive music education with students diagnosed with Attention Deficit Disorder and Hyperactivity Disorder, Autism, Down Syndrome, Dyslexia and Learning Disabilities.
Keywords: Música - Estudo e ensino
Educação musical
Inclusão musical
Programa Cordas da Amazônia (PCA)
Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem na Educação Musical
Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA)
Belém - PA
Pará - Estado
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Ciências da Arte
Program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_EducacaoMusicalInclusao.pdf2,24 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons