Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/7999
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 30-Aug-2015
metadata.dc.creator: SILVA, Marcos Vinícius Souza da
metadata.dc.contributor.advisor1: HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira
Title: Leitura de contos machadianos adaptados ao gênero HQ na formação de novos leitores
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: SILVA, Marcos Vinícius Souza da. Leitura de contos machadianos adaptados ao gênero HQ na formação de novos leitores. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação tem o objetivo de analisar as adaptações para HQ de três contos do escritor Machado de Assis. Antes, faremos um breve histórico sobre o autor como contista, suas publicações e sua importância para a literatura brasileira. Faremos também uma análise dos enredos dos contos ―A cartomante‖, ―Pai contra mãe‖ e ―Conto de escola‖. Este estudo fundamenta-se em pressupostos teóricos de pesquisadores como (BOSI, 1980), (COSSON, 2006), (COSTA, 2013) e (VERGUEIRO, 2006; 2013) entre outros. Na perspectiva deste estudo, é interessante verificar como anda a relação da literatura canônica com o gênero quadrinho, discutiremos como os autores utilizam a linguagem dos quadrinhos para destacar particularidades da história, assim como observar o que os componentes da HQ proporcionam às adaptações, de que modo eles interagem, pois entendemos que tanto a leitura do conto tradicional quanto do conto adaptado pode ser feita independentemente da ordem, inclusive defendemos que a leitura de ambos, pode ajudar-nos a compará-las, possibilitando novas formas de entendimento, enriquecendo a nossa análise. Desse modo, a adaptação de textos literários para o gênero HQ surge não como uma solução definitiva ou algo extraordinário, mas como uma estratégia metodológica que visa à aproximação do aluno do ensino de base aos textos literários. Como sugestão para desenvolver essa proposta, utilizaremos uma sequência didática, pois apresenta uma estrutura mais organizada e ao mesmo tempo dinâmica, que pode proporcionar ao educador possibilidades de inserir atividades de acordo com suas próprias observações, considerando a capacidade linguística de cada aluno, seus conhecimentos prévios e experiência cultural.
Abstract: This dissertation aims at analyzing media adaptations of writer Machado de Assis‘s three short story, before that, will make a brief history about the author as short story writer, his publications and the great importance to Brazilian literature. Will make also an analyse of plots of following short story ―A cartomante‖, ―Pai contra mãe‖ e ―Conto de escola‖. This study is based on theoretical presuppositions of researchers like (BOSI, 1980), (COSSON, 2006), (COSTA, 2013) and (VERGUEIRO, 2006; 2013) among others. In perspective of this study, is interesting verify how is the Classic Literature and the Comics (Sequential Art), will discuss how the authors use the comics code to detach details of the stories as also to check which pieces of the comics can provide to adaptations, how both interact, because we understand that as the reading original short story as much adapted to Sequential art can be made independently of an order, we defend that both reading can help us to compare each other, allowing new ways of understanding, becoming rich our analyses.This way, adaptations to literature texts to comics appear not as a definite resolution or something extraordinary, but a methodological strategy to approximate students of literary texts. As suggestion to develop this proposal we will use a didactic sequence because it presents a more organized structure and at same time dynamic, it can provide to the educator possibilities of including activities in according to their own observations, considering each student‘s linguistic capacity, their previous knowledge and cultural experience.
Keywords: Leitura - Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos (HQ)
Leitores - Reação crítica - Formação
Contos machadianos
Literatura brasileira
Tucuruí - PA
Pará - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS/ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_LeituraContosMachadianos.pdf8,07 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons