Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8010
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 28-Aug-2015
Authors: ALMEIDA, Maria Rita Barbosa de
First Advisor: ABDON, Iaci de Nazaré Silva
Title: A produção textual de base narrativa no ensino fundamental
Sponsor: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: ALMEIDA, Maria Rita Barbosa de. A produção textual de base narrativa no ensino fundamental. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional.
Resumo: Este trabalho analisa a produção textual (conto) de alunos de uma turma do 8º ano do l, estudantes de uma escola pública de Altamira (Pará), como ponto de partida para a construção de uma proposta de ensino voltada à produção de textos de base narrativa. A análise consiste em compreender a situação em que os alunos se encontram em relação à construção de narrativas, procurando identificar que conhecimentos dispõem sobre os elementos da narrativa, como articulam os mecanismos de textualização quanto à coesão verbal (temporalidade primária da narrativa) e nominal (referenciação dos personagens) e como articulam o discurso interativo com o narrativo . Dentro dessa perspectiva, discute-se como textos de base narrativa são organizados (Cardoso, 2001; Koch, 2011, 2015); reflete-se sobre o ensino e aprendizagem da produção de textos (Dolz, 2010; Antunes, 2009); sobre as contribuições de Bronckart (1999), com sua proposta teórica para elucidar a organização do texto nas suas diferentes dimensões. Também se apresentam reflexões ao professor sobre a importância de se apropriar de contribuições da Linguística como apoio para desenvolver sua prática docente, de considerar quais as dificuldades do aluno como ponto de partida para a promoção de práticas pedagógicas, de valorizar as atividades com gêneros textuais, entre outros. O trabalho de análise dos textos dos alunos, que se situa no âmbito da pesquisa qualitativa, apresentou como resultado dificuldades na produção textual de alunos do 8º ano, tais como falta de domínio da organização de uma narrativa, dificuldade em empregar o discurso direto e pouca habilidade no processo de referenciação das personagens. Observando os problemas identificados, elaborou-se uma proposta didática para os professores com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento da competência de redigir textos bem formados quanto a sua organização e escolhas linguísticas, considerando o gênero em que se configuram, sendo esse o objetivo principal do trabalho.
Abstract: This dissertation analyzes the textual production (short story) of students in a class of 8th grade of elementary school, students from a public school in Altamira (Pará), as a starting point for building an educational proposal focused on the production of texts narrative base. The analysis is to understand the situation in which students are in relation to the construction of narratives, trying to identify what knowledge have on the narrative elements, as articulated mechanisms textualization as the verbal cohesion (primary temporality of the narrative) and nominal ( referencing of characters) and how articulate the interactive discourse with the narrative. Within this perspective, we discuss how narrative basic texts are organized (Cardoso, 2001; Koch, 2011, 2015); reflects on the teaching and learning of text production (Dolz, 2010; Antunes, 2009); on the contributions of Bronckart (1999), with its theoretical proposal to elucidate the text organization in its different dimensions. Also present reflections to the teacher about the importance of ownership of Linguistics of the contributions as support to develop their teaching practice, to consider what difficulties the student as a starting point for the promotion of pedagogical practices, to value the activities with genres, among others. The analytical work of the texts of the students, which lies within the qualitative research, presented as a result of difficulties in textual production of 8th graders, such as lack of organizing a narrative domain, difficulty in using the direct speech and little ability in the referral process of the characters. Noting the problems identified, it elaborated a didactic proposal for teachers in order to contribute to the development of skills to write well-formed texts as to their organization and language choices, considering the genre in which to configure, which is the main objective from work.
Keywords: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Produção textual
Ensino fundamental
Discurso narrativo
Altamira - PA
Pará - Estado
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Letras e Comunicação
Program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS/ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ProducaoTextualBase.pdf840,19 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons