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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Aug-2013
metadata.dc.creator: CASTRO, Fábio Fonseca de
Title: Macrodinâmicas da comunicação midiática na Amazônia
Other Titles: Macrodynamic of media communication in the Amazon
Citation: CASTRO, Fábio Fonseca de. Macrodinâmicas da comunicação midiática na Amazônia. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém, v. 8, n. 2, p. 435-445, mai./ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222013000200013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 mar. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/S1981-81222013000200013>.
metadata.dc.description.resumo: O artigo discute as características do sistema de comunicação midiática presente na região amazônica, observando como redes de televisão, emissoras de rádio, jornais impressos e ações de comunicação comunitária e popular atuam, construindo estratégias de reprodução social de modelos hegemônicos ou, alternativamente, ensaiando processos contra-hegemônicos. Pretende-se um estudo de economia política da comunicação, substancializado com uma aproximação ao fenômeno da intersubjetividade, por meio da qual se pretende compreender mais adequadamente as peculiaridades amazônicas na cena midiádica brasileira. A perspectiva teórico-metodológica adotada procura discutir o papel de sistemas e da ação sistêmica no contexto de uma guinada culturalista da economia política da comunicação. São identificadas oito macrodinâmicas presentes na comunicação midiática da Amazônia: a lógica sistêmica na disputa pelo capital comunicativo; a dinâmica geoespacial dos mercados; a percepção da função comunicativa em sua dinâmica estritamente mercadológica; a complexidade local do fenômeno do ‘coronelismo eletrônico’; o predomínimo da ‘função de propaganda’; a lógica de exclusão da comunicação comunitária; o papel do ‘objeto amazônico’ na aferição do capital comunicacional; e o papel regional da comunicação religiosa.
Abstract: The article discusses the characteristics of media communication system in the Amazon, describing how television networks, radio stations, newspapers, and communal and popular communication act, building strategies for the social reproduction of hegemonic models or, alternatively, rehearsing counter-hegemonic processes. The analysis highlights the political economy of communication, substantiated with an approach to the phenomenon of intersubjectivity, whereby we want to understand properly the Amazonian peculiarities in the Brazilian media scene. The theoretical-methodological approach considers the role of systems and systemic action in the context of a culturalist yaw in the political economy of communication. The article identifies eight macrodynamics in the Amazonian mediatic communication: the systemical logic in the dispute for communicative capital; the geoespatial dynamics of the markets; the perception of communicative function as marketing; the local complexity of the phenomenon of ‘electronic colonels’; the prevalence of the ‘advertising function’; the logic of exclusion of community communication; the role of the ‘Amazonian object’ in gauging the communicative capital; and the regional role of religious media.
Keywords: Comunicação midiática
Mídia
Sistemas de comunicação
Propaganda
Capital da comunicação
Series/Report no.: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
ISSN: 1981-8122
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - ILC

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