Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8301
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorELIANE SOBRINHO, Maria-
dc.date.accessioned2017-05-04T13:06:28Z-
dc.date.available2017-05-04T13:06:28Z-
dc.date.issued2017-01-20-
dc.identifier.citationELIANE SOBRINHO, Maria. Game Serra Pelada: projeto, implementação e avaliação de um jogo educativo para o ensino de geometria para alunos do 9° ano do ensino fundamental. 2017. 61 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8301-
dc.description.abstractThis article presents the project, implementation and evaluation of an educational game platform, whose user the geometry concepts the Math Reference Matrix 9th grade elementary school with the subject I space and form. Having as the game scenario is the mining of Serra Pelada, in the main character plot is a prospector who struggle with prospectors enemies who will try to stop you from achieving complete your goals. The game while teaching geometric concepts is fun, what distinguishes compared with the vast majority of educational mathematics games that lack of playfulness. To verify the applicability of the game as an auxiliary tool in mathematics teaching, tests were performed with students from 9th grade of elementary school in a public school in the city of Maraba-Pa. The game was well received by students and evaluation proved that the software can be used as a tool to assist in the teaching and learning geometry.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by camilla martins (camillasmmartins@gmail.com) on 2017-04-27T14:16:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_GameSerraPelada.pdf: 2559824 bytes, checksum: 1e31686f40348e263575949c5242c0e8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2017-05-04T13:06:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_GameSerraPelada.pdf: 2559824 bytes, checksum: 1e31686f40348e263575949c5242c0e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-04T13:06:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_GameSerraPelada.pdf: 2559824 bytes, checksum: 1e31686f40348e263575949c5242c0e8 (MD5) Previous issue date: 2017-01-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectAvaliação de jogos educativospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação em matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleGame Serra Pelada: projeto, implementação e avaliação de um jogo educativo para o ensino de geometria para alunos do 9° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1RIBEIRO FILHO, Manoel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9329438229733907pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5929898168238929pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o projeto, implementação e avaliação de um jogo de plataforma educativo, que utiliza os conceitos de geometria da Matriz de Referência de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental com o tema I Espaço e Forma. Tendo como cenário do jogo o garimpo de Serra Pelada, onde o personagem principal é um garimpeiro que luta com garimpeiros inimigos que tentarão impedi-lo de conseguir completar seus objetivos. O jogo Serra Pelada ao mesmo tempo em que ensina conceitos geométricos é divertido, o que o distingue comparado com a maioria dos jogos educativos de Matemática que carecem de ludicidade. Para verificar a aplicabilidade do jogo como ferramenta auxiliar no ensino de matemática, foram realizados os testes com alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Marabá-Pa. O jogo foi bem aceito pelos estudantes e a avaliação comprovou que o software pode ser utilizado como ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da geometria.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_GameSerraPelada.pdf2,5 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons