Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/8486
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOLIVEIRA, Bianca Ferreira de-
dc.date.accessioned2017-05-23T13:45:59Z-
dc.date.available2017-05-23T13:45:59Z-
dc.date.issued2016-06-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bianca Ferreira de. A produção intelectual e a docência de Domingos Sylvio Nascimento: Contribuições para a História da Educação no Pará (1903 - 1947). 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8486-
dc.description.abstractThis text is constituted as master's thesis entitled "Intellectual production and teaching Domingos Sylvio Nascimento: Contributions to the History of Education in Para (1903 - 1947)". Its main objective is to analyze how Sylvio Nascimento, was building his teaching career in the face of the political context of his time. And as specific objectives, describe the production and professional career of Professor Sylvio Nascimento; identify how the political and educational context of the First Republic contributed to teacher training Sylvio Nascimento; analyze the Sylvio Nascimento education project. The theoretical framework draws on the authors: Frigotto (1991), Marx (1974), Le Goff (1996), Moraes (2001), Holanda (1995), França (1997), Rego (2002) Saviani (2013). The research was historical character and used as source documents found in State College Paes de Carvalho file in the Rare Books Collection of the Centro Cultural Tancredo Neves (Centur)/Cultural Pará State Foundation and the Book of Memorial Project collection - Moronguetá/Fórum Landi. The results of this study point to the identification of Professor Domingos Sylvio Nascimento as an intellectual of the Republic, their bibliographic production and career in teaching point to based educational concepts Republican educational ideals and that, in any of the documents examined, it is shown acting in black cause or positioned against theories and racist ideologies. The performance in the State College Paes de Carvalho, participation in the drafting committee of the primary education programs in the state of Pará, the production of "Notions of Homeland History" and "Around the Minas Conspiracy: the role of Tiradentes" appear as main means for analyzing the construction of Domingos Sylvio Nascimento education project.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistória da Educação - 1903-1947pt_BR
dc.subjectNascimento, Domingos Sylvio (1882-1947) - Biografiapt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleA produção intelectual e a docência de Domingos Sylvio Nascimento: Contribuições para a História da Educação no Pará (1903 - 1947)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1ROSÁRIO, Maria José Aviz do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3131365668866598pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3799756817460589pt_BR
dc.description.resumoO presente texto constitui-se como dissertação de mestrado com o título “A produção intelectual e a docência de Domingos Sylvio Nascimento: Contribuições para a História da Educação no Pará (1903 – 1947)”. Tem como objetivo principal analisar como Sylvio Nascimento, foi construindo sua carreira de magistério em face do contexto político de sua época. E como objetivos específicos, descrever a produção e trajetória profissional do Professor Sylvio Nascimento; identificar como o contexto político-educacional da Primeira República contribuiu para a formação docente de Sylvio Nascimento; analisar o projeto de educação de Sylvio Nascimento. O referencial teórico-metodológico toma como base os autores: Frigotto (1991), Marx (1974), Le Goff (1996), Moraes (2001), Holanda (1995), França (1997), Rêgo (2002) Saviani (2013). A pesquisa teve caráter histórico e utiliza como fonte documentos encontrados no arquivo do Colégio Estadual Paes de Carvalho, no Acervo de Obras Raras do Centro Cultural Tancredo Neves (Centur)/Fundação Cultural do Estado do Pará e no acervo do Projeto Memorial do Livro – Moronguetá/Fórum Landi. Os resultados deste estudo apontam para a identificação do Professor Domingos Sylvio Nascimento como um intelectual da República, sua produção bibliográfica e carreira no magistério apontam para concepções de educação baseadas nos ideais educacionais republicanos e que, em nenhum dos documentos analisados, demonstra-se atuante na causa negra ou posiciona-se contra teorias e ideologias racistas. A atuação no Colégio Estadual Paes de Carvalho, a participação na comissão de elaboração dos programas do Ensino Primário no Estado do Pará, a produção de “Noções de História Pátria” e “Em torno da Inconfidência Mineira: o papel de Tiradentes” figuram como principais meios para análise da construção do projeto de educação de Domingos Sylvio Nascimento.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ProducaoIntelectualDocencia.pdf3,73 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons