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dc.creatorVASCONCELOS NETO, Dilermando Gadelha de-
dc.date.accessioned2017-06-06T22:29:33Z-
dc.date.available2017-06-06T22:29:33Z-
dc.date.issued2016-03-30-
dc.identifier.citationVASCONCELOS NETO, Dilermando Gadelha de. Pensar a comunicação, repensar a moda. 2016. 260 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8642-
dc.description.abstractThis work address the interface between fashion and communication studies. We use the concept of interface developed by Braga (2004), which considers it as a cooperation among fields of knowledge that goes beyond the subordination of the assumptions of a field to the other, or the creation of a new field based on the assumptions of more consolidated fields. The interface concept presupposes that disciplines uses their assumptions to address specific research questions. To investigate the interface between the two fields of knowledge, we use the foucaltian archeology method (FOUCAULT, 2013a) and the “theoretical model of apprehension” of the communication process proposed in França (2001). In this context, we do the archeology of the fashion and communication discursive domain, seeking to perceive how they build their objects, concepts, themes and theories; besides of perceiving, specifically on the communication domain, the construction of the gaze directed to the communication process in the various historical moments of the filed development. Considering the recurrence of a concern with relation/interaction that is established among subjects and groups in the fashion studies, we utilize the assumptions of the relational model of communication (QUÉRÉ, 1991; FRANÇA, 2003) aiming to develop the interface between fashion and communication studies. We use two statements that immerge in the Pará’s scenario, whose analysis bases our research.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectComunicação socialpt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectAspectos sociaispt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.titlePensar a comunicação, repensar a modapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Regina Lúcia Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158415442871989pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3767221685180996pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca investigar a interface entre moda e comunicação. Parte da conceituação de interface proposta por Braga (2004), que a considera como uma cooperação entre disciplinas ou campos de saber que vai além da subordinação dos postulados de uma disciplina a outras, ou da criação de uma disciplina nova a partir de diversos enunciados de disciplinas mais consolidadas. Pressupõe, mesmo, que as disciplinas utilizem seus aportes no sentido de endereçar problemas de pesquisa diferenciados. Para investigar as interfaces entre os dois campos de saber, utilizamos o aporte metodológico da arqueologia postulada por Foucault (2013a) e também o “modelo teórico de apreensão” dos processos comunicacionais proposto por França (2001). Nesse sentido, realizamos uma breve arqueologia dos domínios discursivos da moda e da comunicação, buscando perceber como são formados os objetos, conceitos, temas e teorias; além de buscar perceber, especificamente no campo da comunicação, como se constitui o olhar lançado aos processos comunicacionais nos vários estratos históricos de desenvolvimento do campo. Por fim, considerando a recorrência de uma preocupação com as relações/interações estabelecidas entre os sujeitos ou grupos nos estudos em moda, utilizamos os postulados do modelo relacional/praxiológico da comunicação (QUÉRÉ, 1991; FRANÇA, 2003) a fim de desenvolver a interface entre a moda e a comunicação. Utilizamos dois enunciados que emergem no cenário paraense, cujas análises embasam a nossa investigação.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazôniapt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

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