Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/8787
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRODRIGUES, Anderson Patrick-
dc.date.accessioned2017-07-05T14:35:58Z-
dc.date.available2017-07-05T14:35:58Z-
dc.date.issued2017-02-22-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Anderson Patrick. Sociabilidades adolescentes na escola básica: um estudo sobre as teses e dissertações defendidas nos cursos de pós-graduação do Brasil entre 2004 a 2013. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Educação.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8787-
dc.description.abstractThis is a study about the Adolescents Sociabilities of school age, that is, about how students engender, suffer or mediate influences on (or from) their peers within the Brazilian Basic School. Regarding the methodology of the research. We adopted as theoretical guidance the qualitative approach, and as a research strategy the bibliographic study, which allowed us to reflect on the phenomenon of adolescent sociability in the Basic School, from the knowledge presented in twenty-one research available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDBTD. It is therefore interesting to investigate the different forms of adolescent sociability in the Basic School, more specifically the theoretical thoughts that permeated the production of knowledge about this subject in the Brazilian Postgraduate Programs defended between 2004 and 2013. To do this, we performed the Mapping the work on the theme and categorize what academic productions say about teenage sociabilities in this temporal cut. We used the content analysis of Bardin (2011) as a methodological contribution; and to the field concepts in Bourdieu (1989, 1996, 2003 and 2014) and adolescent sociabilities of Coelho (2009, 2016A, 2016B) as a theoretical contribution. The results show that the study of adolescent sociabilities in the field of education is focused on the relations established by students from public schools in the Brazilian peripheries, with violence as the main agent influencing sociability, besides indicating the school as a social place aimed at The sociabilities and, therefore, capable of rearrangements in the relations of power present in the same, which ratifies the importance on the study of the adolescent sociabilities in the Basic School.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectSociabilidades - Adolescentespt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectMapeamentopt_BR
dc.subjectViolência - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleSociabilidades adolescentes na escola básica: um estudo sobre as teses e dissertações defendidas nos cursos de pós-graduação do Brasil entre 2004 a 2013pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1COELHO, Wilma de Nazaré Baía-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1035616337472088pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5561371112679097pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de estudo sobre as Sociabilidades de Adolescentes em idade escolar, ou seja, sobre a forma como estudantes engendram, sofrem ou medeiam influências sobre (ou de) seus pares no interior da Escola Básica brasileira. Em relação à metodologia da pesquisa, adotamos como orientação teórica a abordagem qualitativa, e como estratégia de investigação o estudo bibliográfico, que nos permitiu refletir sobre o fenômeno da sociabilidade adolescente na Escola Básica, a partir do conhecimento apresentado em vinte e uma pesquisas disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDBTD. Interessa-nos, pois, investigar as diferentes formas de sociabilidades adolescentes na Escola Básica, mais especificamente os pensamentos teóricos que permeavam a produção de conhecimento sobre esta temática nos Programas de Pós-graduação brasileiros, defendidas entre 2004 e 2013. Para tal, realizamos o mapeamento dos trabalhos sobre a temática e categorizamos o que dizem as produções acadêmicas sobre sociabilidades adolescentes neste recorte temporal. Recorremos à análise de conteúdo de Bardin (2011) como aporte metodológico; e aos conceitos de campo em Bourdieu (1989, 1996, 2003 e 2014); e sociabilidades adolescentes de Coelho (2009, 2016A, 2016B) enquanto aporte teórico. Os resultados nos revelam que o estudo sobre as sociabilidades adolescentes no campo da educação está voltado para as relações estabelecidas por estudantes de escolas públicas de periferias brasileiras, tendo a violência como principal agente influenciador de sociabilidades, além de indicar a escola como lugar social voltado para as sociabilidades e, portanto, passível de rearranjos nas relações de poder presentes na mesma, o que ratifica a importância sobre o estudo das sociabilidades adolescentes na Escola Básica.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_SociabilidadesAdolescentesEscola.pdf2,68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons