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Tipo: Tese
Data do documento: 30-Mai-2017
Autor(es): TRESCASTRO, Lorena Bischoff
Primeiro(a) Orientador(a): ALVES, Laura Maria Silva Araújo
Primeiro(a) coorientador(a): AMARILHA, Marly
Título: Infância, linguagem e educação: o texto escrito por crianças no 3º ano do Ensino fundamental
Citar como: TRESCASTRO, Lorena Bischoff. Infância, linguagem e educação: o texto escrito por crianças no 3º ano do Ensino fundamental. 2017. 242 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Resumo: Esta tese de doutorado, ligada à linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Pará, apresenta a pesquisa sobre o texto escrito por crianças no 3º ano do Ensino Fundamental, na interface entre infância, linguagem e educação. O objetivo da pesquisa foi estudar textos escritos por crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, em atividades de escrita mediadas pela recepção oral, recepção visual e leitura de questões, a fim de investigar a condição de produção que possibilita a escrita de textos mais criativos do que reprodutivos. Este estudo, fundamentado em Bakhtin, Bruner e Vigotsky, buscou contribuições na Sociologia da Infância, nos Estudos da Narrativa e na Análise do Discurso. Trata-se de uma pesquisa de base documental. O corpus foi constituído por vinte e cinco textos escritos por crianças de oito anos de idade, em turmas no 3º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas municipais de Belém- PA. O texto infantil, escrito em contexto escolar com a mediação da professora, foi visto como um texto escolar com o qual é suscetível de se estabelecer interlocução, tomando-o como objeto de análise no decorrer da pesquisa no sentido de valorizar a voz da criança. Na pesquisa exploratória dos textos infantis foram constatadas três condições de produção distintas para a escrita de texto pela criança, a saber: (1) leitura em voz alta de uma história pela professora, (2) leitura silenciosa de uma tirinha pela criança e (3) leitura de uma consigna a partir de questões. Considerando essas três atividades de escrita de texto escolar, a questão norteadora da pesquisa na análise do corpus foi: Que atividade de escrita de texto escolar, dentre as mediadas pela recepção de texto oral, de texto visual e leitura de questões, possibilita à criança do 3º ano do Ensino Fundamental produzir textos com elementos mais criativos do que reprodutivos? O estudo dos textos das crianças apontou que a condição de produção influencia na escrita de texto pela criança: (1) o texto escrito a partir de uma história ouvida tende a ser mais reprodutivo, evidenciando os elementos da narrativa; (2) o texto escrito a partir da leitura de uma tirinha tende a incluir diálogos entre personagens e elementos novos que não constavam na tirinha; (3) no texto escrito a partir da leitura de questões predominam as respostas às questões que parecem funcionar como um molde ao texto-resposta. Da análise dos textos das crianças escritos a partir dessas três condições de produção, constatamos o que predomina na escrita de texto por crianças na alfabetização escolar, a leitura de histórias possibilita à criança perceber a constituição da narrativa, a leitura de textos imagéticos favorece a construção de diálogos e a escrita de textos mais criativos do que reprodutivos e a leitura de questões fornece um molde de texto-resposta.
Abstract: This doctoral thesis, related to the research line in Education, Culture and Society of the Postgraduate Program in Education, at Federal University of Para, presents the research about the text written by children in the 3rd year of Elementary Education, in the interface between childhood, language and education. The aim of the research was to study texts written by children of the 3rd year of Elementary Education, in writing activities mediated by oral reception, visual reception and reading of questions, in order to investigate the condition of production that allows the creation of more creative than reproductive texts. This study, based on Bakhtin, Bruner and Vigotsky, sought contributions in the Sociology of Childhood, Narrative Studies and Discourse Analysis. This is a documentary research. The corpus consisted of twenty-five texts written by eight-year-old children, in the 3rd year classes of elementary school, at city public schools in Belem-PA. The children's text, written in a school context with the teacher's mediation, was seen as a school text in which it is possible to establish interlocution, taking it as an object of analysis in the course of the research in order to value the child's discourse. In the exploratory research of children's texts, three different production conditions for the child's writing were found, as it follows: (1) a story read aloud by the teacher, (2) a comic strip read silently by the child, and (3) reading a command from questions. Considering these three activities of school text writing, the guiding question of the research in the analysis of the corpus was: What activity of school text writing, among those mediated by oral reception, visual reception and reading of questions, enables the child of the 3rd year of the Elementary Education to write texts with elements that are more creative than reproductive? The study of the children’s texts pointed out that the production condition influences the text writing of the child: (1) the text written from a heard history tends to be more reproductive, pointing out the elements of the narrative; (2) text written from reading a comic strip tends to include dialogues between characters and new elements that were not in the comic strip; (3) in the text written from the reading questions what prevails is the answers to the questions that seem to function as a template to the answer-text. From the analysis of children's texts written from these three conditions of production, we found what prevails in the text writing by children in school literacy, the reading of stories enables the child to notice the structure of the narrative, the reading of imagery texts helps the construction of dialogues and the writing of more creative rather than reproductive texts and the reading of questions provides an answer-text template.
Résumé: Cette thèse de Doctorat, liée à ligne de recherche Éducation, Culture et Société, du Programme de Post-grade en Éducation, de l’Université Fédérale du Pará, présente la recherche sur un texte écrit par des enfants du 3º de l’Enseignement Primaire, dans l’interface entre enfance, langage et éducation. L’objectif de la recherche a été d’étudier des textes écrits par des enfants du 3º de l’Enseignement Primaire, lors des activités d’écrite ménagées par la réception orale, la réception visuelle et la lecture des questions, voulant rechercher la condition de production qui possibilite la production des textes plus créatifs que reproductifs. Cet étude, basé sur Bakhtin, Bruner et Vigotsky, a cherché des apports dans la Sociologie de l’Enfance, dans les Études de la Narration et dans l’Analyse du Discours. Il s’agit d’une recherche à base documentale. Le corpus a été constitué par vingt-cinq textes écrits par des enfants de huits ans, dans des classes du 3º de l’Enseignement Primaire, dans des écoles publiques à Belém-PA. Le texte infantil, écrit dans ce contexte scolaire, avec le ménagement du professeur, a été perçu comme un texte scolaire avec lequel il est susceptible de s’établir un dialogue, en le tenant comme objet d’analyse au fil de la recherche, dans le sens de valoriser la voix de l’enfant. Dans la recherhe exploratoire des textes infantils ont été constatées trois conditions de production distinctes pour l’écriture des textes par l’enfant, à savoir: (1) lecture à haute voix d’une histoire par le professeur, (2) lecture silencieuse d’une petite bande-dessinée par l’enfant et (3) lecture d’une consigne à partir des questions. En considérant ces trois activités d’écrites des textes scolaires, la question qui a orienté la recherche dans l’analyse du corpus a été: Quelle activité écrite des textes scolaires, parmi celles ménagées par la réception orale, la réception visuelle et la lecture des questions, possibilite à l’enfant du 3º de l’Enseignement Primaire écrire des textes avec des éléments plus créatifs que reproductifs? L’étude des textes des enfants a montré que la condition de production influence l’écriture du texte par l’enfant: (1) le texte écrit à partir d’une histoire écoutée tend à être plus reproductif, mettant en évidence les éléments de la narrative; (2) le texte écrit à partir de la lecture d’une petite bande-dessinée tend à inclure des dialogues entre les personnages et des éléments nouveaux qui n’étaient pas sur la bande-dessinée; (3) dans le texte écrit à partir de la lecture des questions predominent des résponses à des questions qui semblent fonctionner comme un moule au texte-réponse. De l’analyse des textes des enfants écrits à partir de ces trois conditions de production, nous avons constatés ce que prédomine dans l’écriture des textes par des enfants dans alphabétisation scolaire. La lecture des histoires possibilite à l’enfant s’apercevoir de la constitution de la narrative; la lecture des textes imagetiques favorise la construction des dialogues et l’écriture des textes plus créatifs que reproductifs; et la lecture des questions fournit un moule de texte-réponse.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Práticas educacionais
Ensino e aprendizagem
Escrita
Narrativa
Crianças
Belém - PA
Pará - Estado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Teses em Educação (Doutorado) - PPGED/ICED

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