Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9356
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Mar-2016
metadata.dc.creator: RAMOS, Maély Ferreira Holanda
FERNANDES, Ana Patrícia de Oliveira
PONTES, Fernando Augusto Ramos
SILVA, Simone Souza da Costa
Title: Caracterização das pesquisas sobre eficácia coletiva docente na perspectiva da teoria social cognitiva
Other Titles: Characterization of studies on collective teacher efficacy from a social cognitive theory perspective
Citation: RAMOS, Maély Ferreira Holanda et al. Caracterização das pesquisas sobre eficácia coletiva docente na perspectiva da teoria social cognitiva. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. 1, p. 91-99, mar. 2016. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9356>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A eficácia coletiva de professores refere-se ao modo como os membros do corpo docente julgam as capacidades desse grupo para realizar as tarefas específicas de sua função. Este estudo objetivou revisar sistematicamente pesquisas sobre a eficácia coletiva docente, na perspectiva social cognitiva. Para tanto, foram realizadas buscas de artigos publicados entre 2010 a 2014, na base de dados da CAPES. O levantamento resultou em 12 artigos que contemplavam os critérios de inclusão pré-estabelecidos. Os resultados indicaram, por meio da análise dos objetivos dos artigos selecionados, que as variáveis mais utilizadas para estudar a eficácia coletiva foram: autoeficácia e satisfação no trabalho. Notou-se ainda que a maioria das pesquisas utilizou abordagem quantitativa, sendo necessário ampliar os estudos, aplicando técnicas qualitativas.
Abstract: Collective efficacy of teachers refers to the way faculty members judge the capabilities of this group to perform the specific tasks of the ir function. This study aimed to systematic ally review studies on collective teacher efficacy from a social cognitive perspective. The refore, articles in the CAPES database published between 2010 to 2014were reviewed .The survey resulted in 12 articles which contemplated pre-established inclusion criteria. The results indicated by means of analysis of the objectives of the articles that the variables most commonly used to study the collective teacher efficacy were: self-efficacy and job satisfaction. It was also noted that the majority of the studies useda quantitative approach, indicating a necessity to expand the studies applying qualitative techniques.
Keywords: Eficácia coletiva
Professores
Revisão sistemática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Series/Report no.: Psicologia: Teoria e Pesquisa
ISSN: 0102-3772
1806-3446
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000100091&lng=pt&nrm=iso
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722016012227091099
Appears in Collections:Artigos Científicos - NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_CaracterizacaoPesquisasEficacia.pdf654,76 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons