Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9945
Compartilhar:
Type: Artigo de Periódico
Issue Date: 2015
Authors: OLIVEIRA, Alessandra Nunes de
CASTRO, Jetur Lima de
metadata.dc.description.affiliation: OLIVEIRA, A. N. de. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará
CASTRO, J. L. de. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará
Title: Bibliotecário imagem social ou clichê: um estudo prático do marketing informacional do curso de Biblioteconomia/UFPA na Escola Brigadeiro Fontenelle
Other Titles: Librarian Social Picture or Cliché: A Study of the Practical Marketing Informational 's Library / UFPA Course at the School Brigadier Fontenelle
Citation: OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; CASTRO, Jetur Lima de. Bibliotecário imagem social ou clichê: um estudo prático do marketing informacional do curso de Biblioteconomia/Ufpa na Escola Brigadeiro Fontenelle. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 11, n. especial, p. 349-364, 2015. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9945>. Acesso em:.
Resumo: Apresenta a prática do marketing informacional como objeto de estudo, para refrear os estereótipos que existem, acerca da imagem do profissional bibliotecário. O objetivo da pesquisa é analisar a concepção dos alunos do 2º e 3º ano da E.E.E.F.M. Brigadeiro Fontenelle, com relação ao curso Biblioteconomia. O método utilizado dá-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados examinam os pontos causadores dos estereótipos da profissão de bibliotecário e a biblioteconomia. A pesquisa conclui, mostrando os depoimentos de alguns alunos, após a palestra realizada na escola, e como eles observam a inclusão do bibliotecário com relação aos campos de atuação na Biblioteconomia e de sua real imagem frente a sociedade.
Abstract: Introduces the practice of informational marketing as an object of study, to curb the stereotypes that exist about the image of the professional librarian. The goal of this research is to analyze the design of the 2nd and 3rd year students of E.E.E.F.M. Brigadier Fontenelle, with respect to the course Library. The method used is the qualitative and quantitative research. The results examine the points cause the stereotypes of the occupation of librarian and library science. The research concludes, showing the testimony of some students, after the lecture held at school, and as they note the inclusion of the librarian regarding the fields of expertise in library science and its real image front of society.
Keywords: Marketing
Estereótipo
Bibliotecário
Universidade Federal do Pará
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
ISSN: 1980-6949
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
metadata.dc.source.uri: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/476
Appears in Collections:Artigos Científicos - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_BibliotecarioImagemSocial.pdf486,81 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons