AJUDA RIUFPA

Conteúdo:

Sair
Pesquisar
Busca
Filtros de Busca
Subject Category Search
Comunidades
Coleções
Logar no repositório
Submeter
Formatos de arquivo
Identificadores persistentes (Handles)
Meu espaço
Editar perfil
Inscrever-se para alertas por e-mail
 

O Repositório Institucional Digital da UFPA (RIUFPA), disponibiliza um acervo crescente das publicações científicas produzidas na Universidade Federal do Pará (UFPA). O principal objetivo do RIUFPA é armazenar, preservar, divulgar, dar acesso à produção intelectual da UFPA, proporcionando uma maior visibilidade e maximizando os impactos da pesquisa como parte do movimento pelo Acesso Livre à informação.

Aqui você pode encontrar artigos científicos, teses, dissertações, resenhas, trabalho apresentado em eventos, entre outros.

O conteúdo do RIUFPA está organizado em comunidades e coleções.


Pesquisar top

Pesquisar permite que você percorra uma lista de itens em uma ordem específica:

Pesquisar por Comunidade e coleções permite que você percorra as comunidades em ordem alfabética e deixa que você veja as subcomunidades e coleções dentro de cada comunidade.

Pesquisar por Data do documento permite que você veja uma lista com todos os itens em ordem cronológica.

Pesquisar por Autores permite que você percorra uma lista com todos os autores em ordem alfabética.

Pesquisar por Orientadores permite que você percorra uma lista com todos os orientadores em ordem alfabética.

Pesquisar por Título permite que você percorra uma lista com todos os títulos em ordem alfabética.

Pesquisar por Assunto permite que você percorra uma lista em ordem alfabética com os assuntos atribuídos aos itens.

Pesquisar por Instituto permite que você percorra uma lista em ordem alfabética dos departamentos associados ao item.

Pesquisar por Programas permite que você percorra uma lista em ordem alfabética com os programas responsáveis pelos itens.

Pesquisar por Tipo de documento permite que você percorra uma lista em ordem alfabética com os tipos de documentos contidos no repositório.

Pesquisar por Agência de fomento permite que você percorra uma lista em ordem alfabética das agências de fomento que financiaram a tese ou dissertação.

Você pode se cadastrar no repositório para:

Submeter é a função que permite aos usuários adicionar um item ao repositório. O processo de submissão inclui preencher informações sobre o documento em um formulário e carregar o(s) arquivo(s). Cada comunidade estabelece sua própria política.

Meu espaço é a página pessoal mantida para cada membro cadastrado no repositório. Esta página pode conter uma lista dos itens que estão em processo de submissão para um determinado membro, ou uma lista de tarefas dos itens que precisam de atenção como, por exemplo, edição, revisão ou verificação. Esta página também mantem informação sobre serviços pessoais oferecidos pelo repositório, como notificação por e-mail quando um novo item é adicionado a uma coleção.

Editar perfil permite mudar sua senha, além de atualizar informações como nome, sobrenome, telefone e outros.


BUSCA top

Para buscar em todo o repositório, use a caixa de pesquisa no centro da página inicial.

Search Box

O resultado da busca oferece uma nova caixa de pesquisa que pode limitar sua pesquisa a uma comunidade ou coleção específica.

Search Box

O repositório utiliza o mecanismo de busca Jakarta Lucene. Confira algumas informações importantes sobre a pesquisa:

As palavras que você usar na caixa de pesquisa serão pesquisadas nos campos de título, autor, conteúdo do resumo/abstract, série, etc e podem também ser feitas no texto completo de acordo com as configurações do repositório.

Palavras que não são utilizadas na pesquisa (Stop Words)
Algumas palavras não são utilizadas nas pesquisas, tais como: artigos, preposições e conjunções. Algumas dessas palavras estão listadas abaixo:

"a", "as" , "o" , "os" , "de" , "para" , "mas" , "por" , "para" , "se" ,

"em" ,"até" ,"e" , "no" , "na" , "ou" , "cada" , "um", "uma"

Truncagem
Use um asterisco (*) depois de um pedaço de palavra indicando que quer pesquisar por itens que tenham palavras começadas por fragmento de palavra:

   Irá recuperar palavras como: informal, informação...

Recuperar variações morfológicas (Stemming)
O motor de busca expande automaticamente palavras com terminações comuns para incluir palavras no plural e/ou flexionadas. Exemplo: Se a pesquisa for por "escreve" recuperará também as variações "escrevemos", "escrevem" .....

Pesquisa por frase
Para pesquisar termos compostos ou frase, coloque os entre aspas duplas ("). O sistema buscará pela expressão ou frase exatamente como escrito.

Exemplo: “repositório institucional”.

Correspondência exata de palavras
Coloque um sinal de adição (+) antes da palavra se ela deve aparecer no resultado da busca. Por exemplo, na seguinte expressão de busca, a palavra “digital” é opcional, mas a palavra “repositório” deve aparecer no resultado.

Eliminar itens com palavras indesejadas
Coloque um sinal de subtração (-) antes da palavra que não deve aparecer no resultado da busca. Alternativamente, você pode usar o operador booleano NOT. Estes operadores restringem o resultado da pesquisa, eliminando itens indesejados da lista de resultados. Por exemplo, na seguinte expressão de busca, aparecerão os itens contendo a palavra “repositório”, exceto as que também contenham a palavra “digital”.

  Ou  

Busca booleana

Os operadores booleanos são usados para combinar termos. Note que eles devem ser usados em LETRAS MAIÚSCULAS

AND - para limitar buscar para encontrar itens contendo todas as palavras ou frases combinadas com esse operador. Exemplo:

Recupera todos os itens que contêm AMBAS as palavras “ciência” e “informação”.

OR - to enlarge para ampliar as buscas para encontrar itens que contenham qualquer uma das palavras ou frases que cercam esse operador.

Recupera todos os itens que contêm as palavras “ciência” ou “informação”..

NOT - para excluir itens contendo a palavra que segue esse operador.

Recupera todos os itens que contêm a palavra “ciência” EXCETO os que contêm a palavra “informação”.

Parênteses podem ser usados na busca para agrupar termos de pesquisa e os operadores poderem ser usados nos grupos.


FILTROS DE BUSCA top

Para buscar em comunidades específicas do repositório, selecione a comunidade em que deseja realizar a busca nas opções oferecidas em “Buscar em”. Digite a expressão de busca (o que deseja pesquisar) em “por” e clique em “Ir”.

É possível adicionar filtros para refinar as buscas. Na primeira caixa de opções é possível especificar outros campos de interesse e refinar a busca através desses. Por exemplo, para refinar a busca para documentos que sejam teses, basta selecionar na primeira caixa “Tipo de documento”, em seguida colocar na segunda caixa de opções “Iguais” e selecionar a opção “Tese”.


COMUNIDADES top

O RIUFPA está organizado em Comunidades, Subcomunidades e Coleções. Uma comunidade pode conter uma infinidade de coleções e uma coleção pode conter uma infinidade de itens. Esse tipo de organização permite que o repositório se ajuste a vários tipos de necessidades.

Cada comunidade tem sua própria página contendo informações, notícias e links próprios. É mostrada também uma lista com suas coleções.


COLEÇÕES top

Uma comunidade pode conter várias coleções. Uma Coleção serve para organizar os itens. A organização das coleções do RIUFPA é por tipo de documento dentro da Comunidade.

Cada coleção tem sua própria página contendo informações, notícias e links próprios. É mostrada também uma lista com os itens contidos nelas.


LOGAR NO REPOSITÓRIO top

Para acessar algumas áreas é necessário estar cadastrado no repositório. O cadastro pode ser feito por qualquer usuário. Algumas tarefas requerem, além do cadastro, uma autorização, como para submeter itens.

Para se cadastrar basta clicar em "Meu espaço". Em seguida, clique em “Usuário novo? Clique aqui para se registrar” e siga as instruções. Depois de registrado, volte ao “Meu espaço” informe seu endereço de e-mail já cadastrado, sua senha e clique em “Entrar”.


SUBMETER top

Pausa durante o processo de submissão:

Em qualquer ponto do processo de submissão pode-se parar a tarefa e retomá-la depois através do botão "Cancelar/Salvar". As informações digitadas serão guardadas e podem ser recuperadas no "Meu espaço" e pode-se continuar a submissão.

Escolha a coleção

Barra de progresso

Na parte superior da página de submissão, você encontra uma série de figuras que representam o fluxo de submissão (essas figuras mostram em que etapa está no momento). As figuras mudarão de cor conforme as etapas de submissão estão sendo concluídas. Depois de ter iniciado, você também pode usar esses botões para navegar para frente e para trás dentro do processo de submissão clicando sobre eles (sem perder dados já preenchidos).

Progress Bar

Selecione a coleção

Clique na seta à direita da caixa dropdown para ver a lista de coleções. Mova o mouse para a coleção na qual você deseja adicionar o item e clique.

(Se lhe for negada a permissão para enviar para a coleção que você escolher, entre em contato com os administradores do repositório para mais informações.).

Você deve ser autorizado para enviar itens para uma coleção. Se você gostaria de enviar um item para repositório, mas não vê uma comunidade apropriada, entre em contato com o Administrador do RIUFPA.

Clique no botão "Próximo" para continuar, ou "Cancelar / Salvar" para salvar ou cancelar sua submissão.


SUBMETER: Descrevendo seu trabalho top of submit top

As informações que forem preenchidas nas próximas telas formarão o registro de metadados que permitirá aos usuários recuperar o item utilizando motores de busca. Quanto mais completo os metadados, mais recuperável seu item será.

Tipo de documento:

Selecione o tipo de trabalho que melhor se adequa ao seu item.


Título:

Digite o título completo e adequado através do qual este item deve ser conhecido. Todos os itens do repositório devem ter um título!

título


Título Alternativo:

Se o item tem um título alternativo válido, por exemplo, um título em outro idioma ou uma abreviação, em seguida, insira-o aqui.

título alternativo


Autor:

Pode ser uma pessoa, empresa ou serviço responsável pela criação ou contribuição para o conteúdo do item. Ao clicar no botão "Adicionar mais" você pode adicionar tantos autores, conforme necessário. Exemplos:

Author submit

Se o autor for uma organização, use a última caixa de entrada de sobrenome para o nome da organização.

author submit


Data de publicação:

Se seu artigo foi publicado anteriormente ou tornado público, introduzir a data desse evento aqui. Se você não sabe o mês, deixe o padrão "sem mês"; caso contrário, selecione um mês a partir da caixa dropdown. Apenas o Ano é obrigatório, caso não tenha o mês e o dia deixe-os em branco.

date of issue


 

Instituição publicadora:

Selecione o nome da instituição publicadora deste item.


Citação:

Informe a forma sugerida de citação para o documento, de acordo com a norma adotada pela instituição, exemplo: ABNT, APA, Vancouver. Apesar de ser opcional, este é um campo importante, pois auxilia e incentiva os usuários dessa informação a citarem o documento utilizado.


Idioma:

Selecionar o idioma do conteúdo intelectual do seu item. Clique na seta à direita da caixa suspensa para ver uma lista de idiomas comumente usados para publicações, por exemplo:

language


Palavras-chave:

Por favor, indique as palavras-chave apropriadas para descrever este item, do geral para o específico. Quanto mais palavras você fornecer, mais provável que os usuários sejam capazes de encontrar este item em suas pesquisas. Use uma caixa de entrada para cada palavra ou expressão. Você pode obter mais caixas de entrada, clicando no botão "Adicionar mais". Exemplos:

keywords

Além das palavras-chave, o RIUFPA utiliza também as áreas do conhecimento do CNPq como vocabulário controlado.


Resumo e Abstract

Você pode digitar ou copiar e colar o resumo do trabalho que está depositando. Não há limite de caracteres para o texto do resumo.

No campo “Abstract”, você pode digitar ou copiar e colar o resumo, em língua estrangeira, do trabalho que está depositando. Não há limite de caracteres para o texto do abstract. Para adicionar resumos em mais de uma língua estrangeira, clique em “Adicionar mais” ou utilizar os campos de resumos de outras línguas já disponíveis.

Agência de fomento:

Se o item é um produto de pesquisa patrocinada, você selecionar o(s) patrocinador(es) neste campo. Exemplo:

sponsor

 


SUBMETER: Vocabulário controlado top of submit top

Um vocabulário controlado é um conjunto de termos que formam um dicionário de descrições de determinados tipos de conteúdos ou assunto. Estes são mantidos pelos organismos de normalização, a fim de padronizar a forma que os materiais semelhantes são categorizados nos arquivos.

Categorizar com precisão um documento usando um vocabulário controlado aumenta a probabilidade de resultados relevantes serem recuperados aos usuários na pesquisa.

Para digitar um termo de vocabulário controlado na forma, selecione "Categorias de assuntos" de debaixo do campo de entrada. Isto irá abrir uma janela contendo os vocabulários disponíveis. Você pode filtrar as listas de vocabulário, como descrito acima, a fim de encontrar os termos mais relevantes para a sua submissão. Depois de ter encontrado o termo que você deseja entrar, basta clicar sobre ele, e ele será inserido automaticamente no formulário de submissão e a janela pop-up será fechada. Você pode adicionar quantos termos categoria de assunto que quiser no formulário. Use "Adicionar mais" à direita para gerar mais caixas de entrada.


SUBMETER: Carregar um arquivo top of submit top

Existem dois métodos para carregar um arquivo que deseja depositar:

  1. É possível arrastar o arquivo até a parte indicada (Selecione um arquivo ou arraste arquivos...).

  2. Clicando em “Selecione um arquivo ou arraste arquivos...” onde você pode navegar através de seus diretórios e pastas até encontrar o arquivo correto para upload. Dê um duplo clique (ou clique em abrir) no nome do arquivo que deseja enviar.

Uma vez que o nome de arquivo correto está na caixa de entrada, clique no botão "Próximo" para continuar.


SUBMETER: Formatos de arquivo top of submit top

Para arquivar e dar acesso adequadamente a um arquivo, precisamos saber em que formato está, por exemplo, "PDF", "HTML" ou "Microsoft Word". Se o sistema não reconhecer automaticamente o formato do arquivo que você enviou, você será solicitado a descrevê-lo. Clique em “Alterar” e se o formato do arquivo aparecer na lista oferecida, clique em “Enviar”. Se você não vir o formato na lista, clique em "formato não está na lista" e descreva o formato na caixa de texto mais abaixo na página.

Para mais informações sobre os tipos de formatos aceitos, veja Formatos Suportados.

Arquivo carregado

Depois de ter carregado um arquivo, verifique as informações na tabela para se certificar de que está correto. Há mais duas formas de verificar se seus arquivos foram enviados corretamente:

Clique no nome do arquivo. Isto irá baixar o arquivo em uma nova janela do navegador, de modo que você pode verificar o conteúdo.

Se estiver carregando apenas um arquivo, clique em "Próximo" quando você estiver certo que o arquivo foi carregado corretamente.

Se quiser carregar mais de um arquivo, clique no botão "Adicionar outro arquivo". Quando todos os arquivos para este item forem carregados com êxito, clique no botão "Próximo".


SUBMETER: Verificar submissão top of submit top

Esta página permite que você reveja as informações que você inseriu para descrever o item. Para corrigir ou editar informações, clique no botão correspondente à direita, ou use os botões na barra de progresso no topo da página para navegar entre as páginas de submissão. Quando o depósito estiver em ordem, clique no botão "Próximo" para continuar.


SUBMETER: Licença top of submit top

O depósito requer a concessão de licença de distribuição não exclusiva antes de seu item poder aparecer no repositório. Por favor, leia a licença cuidadosamente. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com os gestores do repositório.


SUBMETER: Submissão Completa top of submit top

Agora que seu depósito foi inserido com êxito no repositório, ele vai passar pelo processo de fluxo de trabalho designado para a coleção à qual você está enviando o item. Algumas coleções exigem que o depósito passe por passos de edição ou revisão. Você receberá uma notificação por e-mail assim que seu item se tornar parte da coleção, ou se, por algum motivo houver algum problema com o seu envio. Se você tiver dúvidas sobre os procedimentos de fluxo de trabalho para uma coleção, entre em contato com os responsáveis pelo repositório. Você pode verificar o status de sua submissão ao acessar a página “Meu espaço”.


Identificadores persistentes (Handles) top

Quando o item se torna parte do repositório recebe uma URL persistente, ou seja, uma URL que não mudará mesmo se o arquivo mudar de sistema ou migrar para novo hardware. Utilizamos o Handle System, para manter um identificador persistente conhecido como "handle," para objetos digitais e outros recursos da Internet.


Meu espaço top

Se você é um dos membros autorizados a submeter ou supervisor, ou se você é um membro da equipe responsável por uma coleção DSpace ou pela verificação de metadados, você terá uma página “Meu Espaço”, onde você vai encontrar:


Editar perfil top

Esta página permite que você altere suas informações. Você deve estar autenticado com o seu login para alterar qualquer de suas informações pessoais.


Inscrever-se para alertas por e-mail top

Um usuário pode se inscrever no repositório para receber notificações de novos itens nas coleções desejadas. Pode se inscrever em quantas coleções desejar.

Para se inscrever, navegue até a coleção que deseja receber as notificações e clique em "Assinar" que está posicionado a frente do “Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido” e repita para todas as Coleções desejadas.


Para mais informações...

top

Entre em contato com os administradores do repositório pelo e-mail: sedepti@ufpa.br

Para informações gerais sobre o DSpace, visite o DSpace Website.