Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14343
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Issue Date: 2017
metadata.dc.creator: JESUS, Jorge Antônio Lima de
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: O perfil do gestor da escola da rede municipal de ensino do bairro do Guamá em Belém do Pará: desafios e possibilidades do Pedagogo para a gestão democrática na escola pública
Citation: JESUS, Jorge Antônio Lima de. O perfil do gestor da escola da rede municipal de ensino do bairro do Guamá em Belém do Pará: desafios e possibilidades do Pedagogo para a gestão democrática na escola pública. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 21., 2016, Tucuruí. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2017. p. 69-80. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14343. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho traz a temática da gestão escolar em Belém do Pará, com o objetivo de analisar o Perfil dos Gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino do bairro do Guamá, esta pesquisa iniciou-se em 2015 e finalizar-se-á em setembro de 2016. A fundamentação teórica teve por referência os trabalhos de Félix (1996), Paro (2008) e Lück (2009), em especial, visando a trazer suporte para uma reflexão sobre o tema, de forma a ser possível aprofundar o nível de entendimento sobre o perfil do gestor que atua na escola pública. Para desenvolver o trabalho de pesquisa, pautam-se: revisão bibliográfica e pesquisa de campo (aplicação de questionários e entrevistas em andamento) nas quatro escolas municipais que pertencem a RME (SEMEC), além de dialogar com a realidade destes gestores em suas práticas. Severino (2009) nos fala sobre a práxis histórica e social, como indivíduos formadores do saber, para a construção do processo de ensino e aprendizagem, enfatizando a postura profissional investigativa. Assim, ao administrar uma escola pública, o trabalho do gestor não se reduz à aplicação de alguns métodos e técnicas, muitas vezes originários da administração de empresas sem ter conexão com os objetivos educacionais, o gestor da escola deverá permanentemente atuar em seus fins pedagógicos, o êxito, a qualidade e a participação de todos os envolvidos (PARO 2008). Os estudos fazem refletir sobre a prática escolar destes gestores que consiste na concretização das condições que asseguram o trabalho democrático docente para o alcance de objetivos educacionais, após a pesquisa concluída.
Keywords: Perfil do gestor
Escola pública
Gestão democrática
Series/Report no.: Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia
metadata.dc.subject.theme: Pedagogas para Além da Docência: desafios contemporâneos
metadata.dc.subject.thematicaxis: Currículo e Formação do Pedagogo
ISSN: 2595-5306
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia
metadata.dc.publisher.initials: ExePEPe
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://sites.google.com/view/anais-epepe/anteriores/1-2017?authuser=0#h.p_wIDCRPIZLgnY
Appears in Collections:Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_PerfilGestorEscola.pdf172,47 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons