Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/3307
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2011
Autor(es): GORDO, Margarida do Espírito Santo Cunha
MOREIRA, Wagner Wey
Título: A formação profissional em educação física no Pará e a aspiração discente
Título(s) alternativo(s): Professional training in physical education and student’s aspirations in Pará
Citar como: GORDO, Margarida do Espírito Santo Cunha; MOREIRA, Wagner Wey. A formação profissional em educação física no Pará e a aspiração discente. Revista Ver a Educação, Belém, v. 12, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/rve/article/view/1011/1471>. Acesso em: 07 jan. 2013.
Resumo: Este artigo tem como objetivo buscar reconhecer a identidade do profissional de Educação Física que está sendo construída e se os Cursos Superiores de Educação Física no Pará vão ao encontro da aspiração dos discentes desses cursos. Foram analisados os Projetos Político-Pedagógicos da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Universidade Federal Pará (UFPA – campus Belém e campus Castanhal) e entrevistados os alunos do último semestre desses cursos, usando-se como técnica de análise, a Técnica de Elaboração e Análise de Significado (MOREIRA; SIMÕES, PORTO, 2005) para serem identificadas as aspirações dos discentes. Pode-se concluir, com esse estudo, que os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Educação alunos entrevistados, o curso não atende às suas expectativas quanto à sua formação processo de formação seja revisto.
Abstract: This article has the objective of recognizing the identity of Physical Education professionals that is being built in Physical Education undergraduate Programs, in the state of Pará, and whether these Programs will meet their students’ aspirations. The Political-Pedagogical Projects effective in the State University of Pará (UEPA) and in the Federal University of Pará (UFPA) – campus Belém and campus Castanhal - were analyzed; interviews were conducted with students attending the last semester of the Physical Education Program. As for the analysis of data gathered thereby, content analyzis techniques were adopted (according to MOREIRA; SIMÕES; PORTO, 2005), mainly to identify the aspirations of students. The study allowed to conclude that the Political-Pedagogical Projects relative to Physical Education Programs in the state of Pará establish the acquisition only of a full degree in Teaching,that for 100% of the students interviewed the attended course does not meet their expectations regardind professional training in the area, and that the official discourse reveal the fragility of professional identity in Physical Education in the State of Pará; it allowed as well to draw attention to the need that this training process be reviewed.
Palavras-chave: Formação de professores de educação física
Curso de Educação Física
Universidade Federal do Pará
Universidade do Estado do Pará
Castanhal - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
ISSN: 1413-1498
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - ICED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_FormacaoProfissionalEducacao.pdf728 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons