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Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : mar-2017
Autor(es): SANTANA, Antônio Cordeiro de
SANTANA, Ádina Lima de
SANTANA, Ádamo Lima de
Título : Açaí pulp demand in the retail market of Belém, state of Pará
Otros títulos : Açaí pulp demand in the retail market of Belém, state of Pará
Citación : SANTANA, Antônio Cordeiro de; SANTANA, Ádina Lima de; SANTANA, Ádamo Lima de. Açaí pulp demand in the retail market of Belém, state of Pará. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 39, n. 1, e-102, 2017. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9570>. Acesso em:.
Resumen: O objetivo deste trabalho foi estimar os parâmetros da demanda por polpa de açaí do mercado varejista de Belém. Aplicou-se a análise de regressão múltipla para identificar as principais variáveis que influenciam sobre as decisões do consumo do produto e estimar as elasticidades preço, renda e cruzada da demanda. O método econométrico de estimação foi o de mínimos quadrados robustos, para corrigir problemas de variância heterocedástica. Os resultados mostram que a demanda de polpa de açaí é inelástica a preço e a renda. Os produtos peixe e farinha de mandioca confirmaram-se como produtos complementares de forte influência nas decisões dos consumidores. A qualidade do produto, em função da associação do produto à doença de Chagas, revelou forte influência na escolha do produto para o consumo das famílias. Finalmente, o benefício socioeconômico da polpa de açaí foi de R$ 762,78 milhões por ano.
Resumen : The aim of this work was to estimate the parameters associated to the demand for açaí pulp in the retail market of Belém. Multiple regression analysis was applied to identify the key variables that impact on product consumption and to estimate the price and income elasticities and cross demand. The econometric estimation method applied was the least squares to correct heteroscedastic variance problems. Results have shown that the demand for açaí pulp is price and income inelastic. Fish and cassava flour were confirmed as complementary products of strong influence on the decisions of consumers. Product quality, with regard to its association to Chagas disease, also revealed a strong influence on product choice for household consumption. Finally, the socio-economic benefit of açaí pulp was R$ 762.78 million per year.
Palabras clave : Açaí - Mercado
Açaí - Demanda
Açaí - Segurança alimentar
Açaí - Amazônia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA AGRARIA
Series/Report no.: Revista Brasileira de Fruticultura
ISSN : 1806-9967
0100-2945
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: http://www.scielo.br/pdf/rbf/v39n1/0100-2945-rbf-39-1-e-102.pdf
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017102
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - FCT/ITEC

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