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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: 27-Jul-2015
Autor(es): COELHO, Wilma de Nazaré Baía
COELHO, Mauro Cezar
Afiliação do(s) Autor(es): COELHO, W. N. B. Dra. Docente da Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de História
COELHO, M. C. Dr. Docente da Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de História
Título: Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar
Título(s) alternativo(s): Prejudice and discrimination beyond the classroom: sociability and Youth culture in the school environment
Citar como: COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 62, p. 32-53, dez. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p32-53>. Acesso em:.
Resumo: O presente artigo analisa as sociabilidades juvenis engendradas e vividas no ambiente escolar. Por meio delas, problematizamos o modo pelo qual a cultura juvenil se relaciona com a Escola e, também, como elas lidam com o preconceito e a discriminação. Argumentamos, nesse sentido, que a Escola constitui um importante espaço de sociabilidade na cultura juvenil. É nela que parte significativa das relações sociais se efetiva. Não obstante, essa dimensão importantíssima do processo de formação não é objeto de intervenção pedagógica. As sociabilidades observadas incorporam um significativo componente discriminatório, sustentado em preconceitos de cor, raça, gênero e confissão religiosa. Exercidas nas salas de aula, nos corredores, pátios e quadras escolares, elas não constituem objeto de ação educativa, senão em casos limites, sujeitos à punição.
Abstract: This article analyzes the engendered and lived youth sociabilities in the school environment. Through them, we question the way in which youth culture is related to the school and also how they deal with prejudice and discrimination. We argue that the school is an important space for sociability in youth culture. It is where significant part of social relations takes place. Nevertheless, this important dimension of the formation process is not an object of pedagogical intervention. The perceived sociabilities incorporate a meaningful discriminatory constituent based on color, race, gender and religious affiliation prejudice. Practiced in classrooms, hallways, courtyards and school courts, they are not object of educational action but in borderline cases, subject to punishment.
Palavras-chave: Cultura Juvenil
Sociabilidades
Preconceito
Discriminação
Docência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Título do Periódico: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
ISSN: 0020-3874
2316-901X
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0020-38742015000300032&lng=pt&nrm=iso#aff1
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p32-53
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