Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/10716
Tipo: Dissertação
Data do documento: 4-Out-2018
Autor(es): FERREIRA, Eliton Janio Araújo
Primeiro(a) Orientador(a): SILVA, Marilena Loureiro da
Título: Educação ambiental como instrumento para a gestão na Resex marinha Cuinarana, Pará
Citar como: FERREIRA, Eliton Janio Araújo. Educação ambiental como instrumento para a gestão na Resex marinha Cuinarana, Pará. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10716>. Acesso em:.
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar as práticas de educação ambiental na Reserva Extrativista Cuinarana, buscando especificamente: Levantar as ações de educação ambiental desenvolvidas pelos diversos atores na área da RESEX; Analisar as possíveis contribuições da Educação Ambiental para a gestão da Reserva; Propor diretrizes para a gestão da RESEX, tendo a Educação Ambiental como instrumento. O quadro conceitual aborda como categorias analíticas: Gestão Ambiental, Gestão participativa em Unidades de Conservação e Educação Ambiental, analisando seus aspectos socioambientais, a partir da atuação de gestores públicos e comunidade do entorno da reserva. O lócus de pesquisa é a Reserva Extrativista Marinha Cuinarana, localizada no Município de Magalhães Barata, na região nordeste do Estado do Pará. O método escolhido para o desenvolvimento da pesquisa é o estudo de caso, com uma abordagem qualitativa e envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os resultados demonstram as ações de educação ambiental realizadas pelos atores locais possuem pouca relação com a gestão participativa na UC e que há um desconhecimento sobre o objetivo e importância da RESEX, provocado pela falta de informação e desarticulação dos atores.
Abstract: This study aims at investigating the environmental education actions in Cuinarana Extractive Reserve, maily, considering these points: analyze the environmental education actions developed by the several actors in the RESEX area; inquiry the possible contributions of Environmental Education to the management of the Reserve; suggest guidelines for RESEX management. The conceptual frameworks guiding this study are: Environmental Management, Participatory Management in Conservation Units and Environmental Education, analyzing its socio-environmental aspects, based on the actions of public managers and the community neighboring the reserve. The research locus is Cuinarana Marine Extractive Reserve, based in Magalhães Barata County, in the northeast region of Pará State, Brazil. The method chosen for the development of this research is the case study, with a qualitative approach, it involves bibliographical and documentary review on the field. Upon the investigation, the results show that environmental education actions carried out by local actors have little relation to participatory management in UC, and that there is a lack of knowledge about the purposes and importance of RESEX, caused by the lack of information and disarticulation among the actors.
Palavras-chave: Gestão ambiental
Educação ambiental
Áreas protegidas
Reserva extrativista
Área de Concentração: GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Linha de Pesquisa: GESTÃO AMBIENTAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Meio Ambiente
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (Mestrado) - PPGEDAM/NUMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EducacaoAmbientalInstrumento.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons