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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jul-2018
Autor(es): COELHO, Mauro Cezar
COELHO, Wilma de Nazaré Baía
Afiliação do(s) Autor(es): COELHO, M.C; WILMA, N.B.C. Universidade Federal do Pará, Faculdade de História ( FAHIS/IFCH)
Título: As licenciaturas em História e a lei 10.639/03 - percursos de formação para o trato com a diferença?
Título(s) alternativo(s): The degree in History teaching and the 10.639/03 statute - training paths to deal with difference?
Citar como: COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. As licenciaturas em história e a lei 10.639/03 - percursos de formação para o trato com a diferença? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, p. 1-39, jul.2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698192224. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11343. Acesso em:.
Resumo: O artigo aborda a formação do professor de História, ao longo dos últimos quinze anos, considerando a legislação que reformula a perspectiva de História do Brasil nos currículos da Educação Básica. As diretrizes nacionais para a educação para as relações étnico-raciais, acarretam mudanças nos percursos de formação, as quais projetam alterações substantivas no modelo usualmente adotado para a formação docente em História. Diante disso, o artigo analisa o impacto de tais alterações, a partir dos trajetos curriculares de cursos oferecidos por universidades federais em dez unidades da federação. A partir da consideração de tais trajetos, pretende-se analisar o espaço destinado à formação para as relações étnico-raciais e para o trato com a diferença. Argumentamos que as lacunas existentes em relação à implementação da lei são devedoras do modo pelo qual a formação de professores é concebida e assumida nos percursos curriculares estudados.
Abstract: The article deals with the formation of History teachers over the last fifteen years, considering the legislation that reformulates the perspective of Brazilian History in Basic Education’s curricula. National guidelines for education in ethnic-racial relations bring about changes in the training paths, which develops substantive changes in the model usually adopted for teacher formation in History. Therefore, the article analyzes the impact of such changes, parting from the curricular paths of courses offered by federal universities in ten units of the federation. From the consideration of such trajectories, we intend to analyze the space destined for ethnic-racial relations formation and to deal with difference. We argue that the existing gaps related to the implementation of the basic statute are due to the way in which teacher formation is conceived and assumed in the curriculum paths studied.
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino de História
Lei 10.639/03
Currículo
Título do Periódico: Educação em Revista
ISSN: 1982-6621
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100151&lng=pt&nrm=iso
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698192224 
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