Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/11494
Tipo: Dissertação
Data do documento: 5-Set-1995
Autor(es): FAJARDO OLIVEROS, Alberto
Primeiro(a) Orientador(a): RAMOS, José Francisco da Fonseca
Título: Exploração geológica e geoquímica detalhada para explotação de metais base e preciosos no salitre - Departamento del Tolima – Colômbia
Citar como: FAJARDO OLIVEROS, Alberto. Exploração geológica e geoquímica detalhada para explotação de metais base e preciosos no salitre - Departamento del Tolima – Colômbia. Orientador: José Francisco da Fonseca Ramos. 1995. 99 f. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) – Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1995. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11494. Acesso em: .
Resumo: Estudos de exploração geológica e geoquímica regional realizados anteriormente definiram a zona de "El Salitre", Departamento de Tolima (Colômbia), como um prospecto de interesse para o prosseguimento de trabalhos de exploração mais detalhados. Como consequência, realizou-se uma exploração geoquímica detalhada para metais preciosos e base na área, que é um ambiente geológico favorável e contem anomalias geoquímicas e depósitos de minérios em suas vizinhanças.Com o apoio do "Instituto de Investigaciones em Geociencias, Mineria y Quimica (INGEOMINAS)" da Colômbia, foi realizado um levantamento topográfico e obtidas informações sobre a geologia e geoquimica, na escala 1:2.000. Isso permitiu a concepção de modelos descritivos para tipos de mineralização esperados na área, o que, por sua vez, possibilitou a seleção e implementação de técnicas de quantificação de elementos químicos considerados como indicadores, que, por fim, foram submetidos a tratamento estatístico.No trabalho de campo foram coletadas 176 amostras de solos numa área de 5 km², em um espaçamento de 50 m ao longo das cristas das serras e 40 amostras de rocha, nos afloramentos ocasionais. As análises químicas foram efetuadas utilizando-se abertura com água regia a quente e posterior determinação de Ag, Cu, Pb, Zn e Mo por AAS (chama); Sb, As e Bi, por AAS (geração de hidretos) e Au por AAS (forno de grafite). Foram realizadas análises estatísticas univariada e multivariada (análises fatorial em modo-R e de Cluster em modo Q e R), para as 9 variáveis referidas. Os resultados obtidos na área evidenciaram a assinatura geoquímica de um corpo de tipo pórfiro cuprífero com ouro, ou pórfiro aurífero, e por outro lado a assinatura de um skarn mineralizado com ouro e metais bases. Esses tipos de mineralizações existem, supostamente, em profundidade, e fazem parte de um mesmo ambiente geológico. A análise fatorial permitiu definir duas associações de elementos químicos relacionadas a essas mineralizações. Os conjuntos Mo-Zn-Au-Sb em rochas e Mo-Sb-Ag-Pb- Zn em solos indicam a presença de o corpo pórfiro, enquanto que Bi-Cu-Au-Ag em rochas e Bi-Cu-Au-As em solos sugerem a existência de skarn mineralizado. Estas associações foram também evidenciadas através da análise de Cluster em Modo-R. Em superfície, os indícios destas mineralizações concentram- se no setor conhecido como La Meseta para o pórfiro, e na zona situada logo a sul desta para o skarn, fatos confirmados pela análise de Cluster em Modo-Q. Estes resultados devem ser confrontados com estudos geofísicos de polarização induzida e magnetometria, para que a presença das mineralizações seja confirmada, antes que perfurações exploratórias sejam realizadas nos locais de interesse.
Palavras-chave: Geoquímica
Prospecção
Metais
Área de Concentração: GEOQUÍMICA E PETROLOGIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Geociências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Geologia e Geoquímica (Mestrado) - PPGG/IG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ExploracaoGeologicaGeoquimica.pdf17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons