Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/11576
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCORDOVIL, Franklen dos Santos-
dc.date.accessioned2019-08-29T17:09:18Z-
dc.date.available2019-08-29T17:09:18Z-
dc.date.issued2019-06-10-
dc.identifier.citationCORDOVIL, Franklen dos Santos. Brinquedos sustentáveis como instrumentos de ensino de Ciências Ambientais. Orientador: Edson José Paulino da Rocha. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11576 . Acesso: .pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11576-
dc.description.abstractThis paper aims to point out the subsidies provided by the reuse of disposable / low cost materials, in particular, paper, cardboard, PET bottles, among others, to make sustainable toys that collaborate in the teaching-learning process, especially during the teaching classes. within the school environment, thus acting as promoters of environmental science teaching. Thus, it is suggested that practical educational activities adopted here about scientific education, environmental education, and sustainability in the form of instructional material contribute to its relevance to change the attitudes of users from these toys. Regarding the methodology this work was developed in three stages: initially a theoretical foundation was made on the subject in question through research in specialized bibliographies; In the next step a preliminary questionnaire was elaborated that leads the questioner to reflect on provocative questions used for the elaboration of the technical product, the guide of making sustainable toys, through the expert panel methodology. Then, the questionnaires, once applied, were returned immediately after obtaining the answers. With the application of these questionnaires we tried to unite the pedagogical considerations pointed out by the teachers. As a data analysis instrument we used the content analysis technique in order to interpret important information about the perception of experts. Later, in the third stage, a second batch of questionnaires were reapplied in order to analyze the efficiency of sustainable toys in the study. And at the end, the teachers (the panel of experts) invited to this study, after reevaluation and validation of this proposal, approved the final version of the technical product presented here.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências ambientaispt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleBrinquedos sustentáveis como instrumentos de ensino de Ciências Ambientaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
dc.contributor.advisor1ROCHA, Edson José Paulino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313369423727020pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6234138750968985pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho procura apontar os subsídios fornecidos pela reutilização de materiais descartáveis/baixo custo, em especial, papel, papelão, garrafas PET, dentre outros, para confecção de brinquedos sustentáveis que colaborarem no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, durante as aulas de ciências, dentro do ambiente escolar, atuando assim, como promotores do ensino de ciências ambientais. Desse jeito, sugere-se que atividades práticas educacionais aqui adotadas acerca da educação científica, da educação ambiental, e da sustentabilidade na forma de material instrucional contribua com sua relevância para mudança de atitudes dos usuários a partir destes brinquedos. Em relação à metodologia este trabalho foi desenvolvido em três etapas: inicialmente foi realizada uma fundamentação teórica sobre o tema em questão por meio de pesquisa em bibliografias especializadas; na etapa seguinte foi elaborado um questionário prévio que leva o perguntado a refletir sobre questões provocativas usadas para a elaboração do produto técnico, o guia de confecção de brinquedos sustentáveis, por meio da metodologia painel de especialistas. Em seguida, os questionários depois de aplicados, foram devolvidos imediatamente após a obtenção das respostas. Com a aplicação destes questionários procurou-se unir as considerações pedagógicas apontadas pelos professores. Como instrumento de análise de dados utilizou-se a técnica da análise de conteúdo com o intuito de interpretar informações importantes acerca da percepção dos especialistas. Posteriormente, na terceira etapa, uma segunda leva de questionários foram reaplicados a fim se analisar a eficiência dos brinquedos sustentáveis no estudo. E ao final, os professores (o painel de especialistas) convidados para este estudo, após a reavaliação e validação desta proposta, aprovaram a versão final do produto técnico aqui apresentado.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.subject.linhadepesquisaAMBIENTE E SOCIEDADEpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAISpt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_BrinquedosSustentaveisInstrumentos.pdf6,33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons