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Tipo: Dissertação
Data do documento: 8-Jan-2019
Autor(es): FALCÃO, Wilma Helena da Rocha
Primeiro(a) Orientador(a): SILVA, Cleber Silva e
Título: O ensino contextualizado do direito ambiental na educação básica
Agência de fomento: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citar como: FALCÃO, Wilma Helena da Rocha. O ensino contextualizado do direito ambiental na educação básica. Orientador: Cleber Silva e Silva. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional Para o Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11596. Acesso em: .
Resumo: O Direito Ambiental no mundo ganha relevância a partir da Declaração de Estocolmo, da Rio-92 e da Conferência de Joanesburgo. Consagra-se, a partir desses documentos, o conceito de Desenvolvimento Sustentável, como o grande foco deste século, juntamente com a erradicação da pobreza. Partindo da necessidade de se conhecer e estudar as definições, Princípios e leis ambientais nas escolas, e da inexistência de material didático referente ao assunto neste espaço, é que surgiu a proposta de se criar esse recurso, desde que de fácil entendimento, para ser utilizado nas escolas de forma interdisciplinar. O ponto de partida para se chegar ao objetivo proposto se deu com a aplicação de questionários dicotômicos em escolas de rede pública de educação básica e profissionalizante de Belém (Pará). Em seguida foi feita análise quali-quantitativa dos dados coletados com auxilio de referenciais teóricos ligados a temática ambiental. Durante a pesquisa verificou-se que grande parte de alunos e professores não conhecem noções básicas do direito ambiental e nem a estrutura e funcionamento do SISNAMA, porém demonstraram interesse e curiosidade em aprender sobre o assunto, principalmente quando foi apresentado o piloto da cartilha com noções de direito ambiental de forma simplificada. A partir dos dados obtidos foi construída uma Cartilha ilustrada com fotos de alguns problemas ambientais já ocorridos no estado do Pará, para melhor entendimento do que diz a Lei 6.938/81 que institui a PNMA.
Abstract: Environmental Law in the world gains relevance from the Stockholm Declaration, Rio-92 and the Johannesburg Conference. Based on these documents, the concept of Sustainable Development is consecrated as the great focus of this century, together with the eradication of poverty. Based on the need to know and study the definitions, Principles and environmental laws in schools, and the lack of teaching material related to the subject in this space, it was the proposal to create this resource, provided that it is easy to understand, to be used in an interdisciplinary way. The starting point for reaching the proposed goal was the application of dichotomous questionnaires in schools of public basic education and vocational education in Belém (Pará). Then, a qualitative and quantitative analysis of the collected data was carried out with the help of theoretical references related to the environmental theme. During the research it was verified that a great part of students and teachers do not know the basic notions of environmental law nor the structure and functioning of SISNAMA, however they showed interest and curiosity in learning about the subject, especially when the pilot of the primer was presented with notions environmental law in a simplified form. Based on the data obtained, a booklet was elaborated with basic notions of Law 6.938 / 81 establishing the PNMA.
Palavras-chave: Educação ambiental
Sustentabilidade
Área de Concentração: ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Linha de Pesquisa: AMBIENTE E SOCIEDADE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Geociências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG

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