Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12425
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 7-Ago-2018 |
Autor(es): | BRIOSO, Antônia Maria Rodrigues |
Afiliação do(s) Autor(es): | EAUFPA - Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | CHARLET, Eliane Cristina Soares |
Título: | Projeto cartografia da cultura afro-brasileira da EAUFPA: uma didática da História em interface com a pedagogia decolonial |
Citar como: | BRIOSO, Antônia Maria Rodrigues. Projeto cartografia da cultura afro-brasileira da EAUFPA: uma didática da História em interface com a pedagogia decolonial. Orientadora: Eliane Cristina Soares Charlet. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12425 . Acesso em:. |
Resumo: | O trabalho de dissertação de mestrado descreve e analisa a didática de ensino e a pedagogia decolonial desenvolvida no Projeto Cartografia da Cultura Afro-brasileira que é desenvolvido desde 2012 na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA). O projeto em estudo, elaborado por mim, é uma didática de História ancorada epistemologicamente nas ideias da Decolonialidade. Observou-se que ao longo desses anos, o projeto foi se alicerçando em quatro pilares: interdisciplinaridade, multiculturalidade/ interculturalidade, currículo subalterno e a ludicidade. Como didática da história foi assumindo um rosto de uma pedagogia de práticas insurgentes, pois trouxe para o currículo de história e para os demais conhecimentos escolares partícipes do projeto, a cultura dos segmentos subalternos da sociedade brasileira produzidos em contextos de assimilação, luta marginalização e resistência. O projeto foi refletido teoricamente nos debates nas disciplinas na primeira turma do Mestrado Profissional de Ensino de História, marcando esse a didática rüseniana em interação epistemológica com a concepção Decolonizadora. O Cartografia é o produto educacional que apresentamos como resultado da dissertação de mestrado que procura fazer o diálogo entre a epistemologia e a práxis. |
Abstract: | The dissertation work describes and analyzes the didactic teaching and the decolonial pedagogy developed in the Cartography Project of Afro-Brazilian Culture that has been developed since 2012 at the School of Application of the Federal University of Pará (EA-UFPA). The project under study, made by me, is a didactic of History anchored epistemologically in the ideas of Decoloniality. It was observed that over the years, the project was based on four pillars: interdisciplinarity, multiculturality / interculturality, subordinate-curriculum and playfulness. As a didactics of history, it took on the face of a pedagogy of insurgent practices, for it brought to the curriculum of history and to the other scholarly knowledge involved in the project, the culture of the subaltern segments of Brazilian society produced in contexts of assimilation, struggle, marginalization and resistance. The project was theoretically reflected in the debates in the disciplines in the first group of the Professional Masters of History Teaching, marking this the Rüsenian didactics in epistemological interaction with the Decolonizing conception. Cartography is the educational product that we present as a result of the master's thesis that seeks to make the dialogue between epistemology and praxis. |
Resumen: | El trabajo de disertación de maestría describe y analiza la didáctica de enseñanza y la pedagogía decolonial desarrollada en el Proyecto Cartografía de la Cultura Afro-brasileña que se desarrolla desde 2012 en la Escuela de Aplicación de la Universidad Federal de Pará (EA-UFPA). El proyecto en estúdio, trabajado por mí, es una didáctica de Historia anclada epistemológicamente en las ideas de la Decolonialidad. Se observó que a lo largo de estos años, el proyecto se basó en cuatro pilares: interdisciplinariedad, multiculturalidad / interculturalidad, currículo subalterno y la ludicidad. Como didáctica de la historia fue asumiendo un rostro de una pedagogía de prácticas insurgentes, pues trajo para el currículo de historia y para los demás conocimientos escolares partícipes del proyecto, la cultura de los segmentos subalternos de la sociedad brasileña producidos en contextos de asimilación, lucha, marginación y marginación resistencia. El proyecto fue reflejado teóricamente en los debates en las disciplinas en la primera clase del Máster Profesional de Enseñanza de Historia, marcando ese la didáctica rüseniana en interacción epistemológica con la concepción Decolonizadora. El Cartografía es el producto educativo que presentamos como resultado de la disertación de maestría que busca hacer el diálogo entre la epistemología y la praxis. |
Palavras-chave: | Ensino de História Didática da História Currículo subalterno Pedagogia decolonial Educação étnico-racial Teaching History Didactics of History Subaltern curriculum Decolonial pedagogy Ethnic-racial education |
Área de Concentração: | ENSINO DE HISTÓRIA |
Linha de Pesquisa: | SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Campus Universitário de Ananindeua |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ProjetoCartografiaCultura.pdf | 3,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
E-book_CartografiaEducacaoEtnico.pdf | 23,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.