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Tipo: Dissertação
Data do documento: 7-Ago-2018
Autor(es): PADOVANI NETTO, Ernesto
Afiliação do(s) Autor(es): SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
Primeiro(a) Orientador(a): ALMEIDA, Conceição Maria Rocha de
Título: Ensino para diferentes sujeitos: o acesso de alunos surdos às aulas de História
Agência de fomento: 
Citar como: PADOVANI NETTO, Ernesto. Ensino para diferentes sujeitos: o acesso de alunos surdos às aulas de História. Orientadora: Conceição Maria Rocha de Almeida. 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12426. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho se desenvolve a partir da reflexão em torno do ensino de História para pessoas surdas, as quais não são contempladas pelo método de exposição oral, frequentemente utilizado pelos professores da disciplina. Apontando para um ensino baseado no bilinguismo: Língua de Sinais Brasileira (LSB) e Língua Portuguesa na modalidade escrita, e na pedagogia visual, apresentamos metodologias de ensino de História que possam garantir aos alunos surdos o acesso necessário aos conteúdos escolares. Dentro dos debates aqui colocados, damos ênfase ao sujeito surdo como alguém que a partir de uma dada consciência histórica passou a reivindicar para si conquistas de direitos nos mais variados setores da sociedade, sendo que destacamos os avanços no campo da educação. Além disso, propomos ouvir pais de estudantes surdos, diretores de escolas que possuem surdos matriculados, professores ouvintes de alunos surdos na rede regular de ensino, e principalmente “ouvir” os próprios alunos surdos, destacando as experiências vividas por estes no contexto da chamada escola inclusiva, especificamente na escola Luiz Nunes Direito, unidade regular considerada de referência na inclusão de alunos da chamada educação especial no bairro do Coqueiro, na cidade de Ananindeua-Pará, para assim termos uma ampla leitura das questões que envolvem a aprendizagem histórica dos sujeitos surdos. Desta forma foi possível fazermos uma diagnose sobre as vivências dos alunos nas aulas de História, assim como apontarmos estratégias metodológicas no sentido de potencializar a aprendizagem dos alunos surdos em relação à disciplina História. Como produto da dissertação, construímos um canal no You Tube e uma página no Facebook intitulada História em Libras, onde disponibilizamos videoaulas de História em Língua de Sinais.
Abstract: This work is developed by the reflection over the History teaching for deaf people, which are not contemplated by the oral exposition method, frequently used by History teachers as a school subject. Aiming to an educational sistem based on bilingualism: Brazilian Sign Language (LSB) and Portuguese Language in written form, and in visual pedagogy, we present methodologies of History teaching that can assure to deaf students the necessary tools to achieve the school contents properly. Within the debates presented here, we emphasize the deaf individual as someone who, from a historical conscience, started to claim for conquests of his own rights in the most varied sectors of society, highlighting the advances in educational area. In addition, we propose listen to the deaf students‟ parents, deaf registered schools‟ principals, listeners teachers which attend to deaf students in regular school system, and especially "listen" to the deaf students themselves, highlighting their experiences in the context of the so-called inclusive school, specifically at Luiz Nunes Direito middle and high school, a regular unit considered a reference in the inclusion of students of so-called inclusive education in the neighborhood of Coqueiro, in the city of Ananindeua-Pará, so that we have a broad reading of the issues that involve the historical learning of deaf individuals. In this way it was possible to make a diagnosis about the students' experiences in History classes, as well as indicate methodological strategies in order to enhance the learning of deaf students in relation to History. As a product of the dissertation, we have built a channel on You Tube and a page on Facebook called History in Libras, where we provide video lessons of History in Sign Language.
Palavras-chave: Ensino de História
Cotidiano escolar
Saberes históricos
Educação de Surdos
Pedagogia Visual
Bilinguismo
Teaching History
Everyday school
Historical knowledge
Education of the deaf
Visual pedagogy
Bilingualism
Área de Concentração: ENSINO DE HISTÓRIA
Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

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