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Tipo: Dissertação
Data do documento: 30-Jan-2019
Autor(es): GOTO, Raphaela Sobreira
Primeiro(a) Orientador(a): TEIXEIRA, Marcelo Rassy
Título: Metodologia de seleção de rotas de evacuação de emergência para caso de rompimento da UHE-Tucuruí
Citar como: GOTO, Raphaela Sobreira. Metodologia de seleção de rotas de evacuação de emergência para caso de rompimento da UHE-Tucuruí. Orientador: Marcelo Rassy Teixeira. 2019. xvi, 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental) - Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12760. Acesso em:.
Resumo: As Barragens desempenham um papel importante no desenvolvimento social e econômico brasileiro. Embora mesmo quando considerados de baixo risco, incidentes envolvendo barragens podem causar danos significativos, apesar dos diversos custos potenciais resultantes de danos materiais, a perda de vidas humanas é na escala dos danos o mais significativo. A evacuação em caso de rompimento é um processo complexo que é o resultado agregado de muitos fatores, como modos de evacuação e características das rotas de evacuação. Neste contexto o presente trabalho visa determinar uma metodologia de seleção de rotas de evacuação de emergência para área urbana do município de Tucuruí localizado a jusante da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHE-Tucuruí), sob a condição de ruptura do. A metodologia adotada é a baseada na otimização de rotas evacuação a partir da minimizando e/ou excluindo de interseções no percurso, para isso a proposta segue uma adaptação do método de seleção de rotas desenvolvido por Zhang et al. (2016). A metodologia foi aplicada em quatro etapas, sendo a primeira a divisão do município em zonas gerenciáveis de acordo com as características socioeconômicas e distribuição viária, a segunda a criação das tabela de interseções (adjacência) entre as vias, a terceira é a determinação da vias de saída segura responsáveis pelo deslocamento da população para outros município e a quarta etapa é o desenvolvimento do método de seleção de rotas que tem como produto final uma tabela de rotas considerando todos os percursos possíveis de evacuação que encaminhem para saída da área de risco. O método estabelece a melhor escolha de rota aquela que apresente o menor número de interseções no caminho de evacuação. Como resultado a metodologia se mostrou eficaz quando aplicada em Tucuruí, gerando possíveis rotas dentro de todo o perímetro urbano do município, proporcionando baixo custo já que não utiliza softwares que carecem de licença e elevado custo de aplicação, se mostrando um método de fácil aceitação e comunicação entre a população a ser evacuada, proporcionando a redução no tempo de viagem, maior segurança de evacuação e balanceamento de cargas de tráfego entre as diferentes saídas.
Abstract: Dams play an important role in Brazilian social and economic development. Although even when considered low risk, incidents involving dams can cause significant damage, and despite several potential costs resulting from material damages, the loss of a human life is the most meaningful in damage scale. Evacuation in case of disruption is a complex process that is the aggregated result of many factors, such as evacuation mode and characteristics of evacuation routes. In this context, the present work aims to determine a methodology for selecting emergency evacuation routes for the urban area of Tucuruí municipality located downstream of Tucuruí Hydroelectric Power Plant (UHE-Tucuruí), regarding the condition of a dam failure only. The methodology adopted is based on the optimization of evacuation routes, minimizing and/or excluding intersections along the way, this proposal follows an adaptation of route selection method developed by Zhang et al. (2016). The methodology was applied in four stages, the first was the division of the municipality into manageable zones according to the socioeconomic characteristics and road distribution, the second was the creation of the intersection table (adjacency) between the roads, the third was the determination of the exit routes, responsible for the displacement of the population to another municipalities and the fourth was the development of route selection method that has as a final product, a table of evacuation routes considering all possible exits of high risk area. The method establishes as the best route choice the one with the fewest intersections in the evacuation path. As a result, the methodology proved to be effective when applied in Tucuruí, generating possible evacuation routes within the entire urban perimeter of the municipality, providing affordability since it does not use software that requires a license and high application cost, being showed as a method of easy acceptability and communication among the population to be evacuated, providing time travel reduction, safer evacuation and traffic load balance between different exits.
Palavras-chave: Barragens - Segurança
Barragens - Rompimento
Preparação para emergências
Rotas de fuga
Usina Hidrelétrica de Tucuruí - PA
Área de Concentração: BARRAGEM E MEIO AMBIENTE
Linha de Pesquisa: SEGURANÇA DE BARRAGEM
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruí
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: Disponível na internet via site: https://pebga.propesp.ufpa.br/index.php/br/teses-e-dissertacoes/dissertacoes
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