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Tipo: Dissertação
Data do documento: 11-Mar-2009
Autor(es): MACHADO, Francisco José Freitas
Primeiro(a) Orientador(a): SOUZA, Carlos Barbosa Alves de
Título: Discriminação simples auditiva em Macaco-prego (Cebus apella)
Título(s) alternativo(s): Simple auditory discrimination in capuchin-monkey (Cebus apella)
Citar como: MACHADO, Francisco José Freitas. Discriminação simples auditiva em Macaco-prego (Cebus apella). Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza. 2009. 33 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2009. Disponível em: . Acesso em:.
Resumo: A aquisição de repertórios discriminativos relacionais generalizados representa uma capacidade discriminativa complexa na interação de qualquer espécie com o ambiente, tendo sido considerada por muito tempo como exclusivamente humana. Existem poucas pesquisas sobre essa capacidade em primatas-não humanos na modalidade auditiva, e menos ainda sobre seu repertório discriminativo multimodal, que caracteriza grande parte do comportamento discriminativo complexo do ser humano. Este estudo investigou a possibilidade de um macaco-prego (Cebus apella) aprender a responder adequadamente a estímulos sonoros distintos, através de um procedimento de discriminação simples. O sujeito foi exposto a cinco pares de estímulos sonoros: cada par era sempre composto por um som com predominância de freqüências altas e outro de freqüências baixas, sendo um com função de estímulo positivo (S+) e o outro de estímulo negativo (S-). O critério adotado para a apresentação de um novo par de estímulos foi a obtenção de uma taxa de respostas para o (S-) igual ou inferior a 25% do valor da taxa ao (S+), por cinco sessões consecutivas. O sujeito atingiu o critério para os cinco pares de estímulos. Discutem-se os efeitos de learning set e as propriedades físicas dos estímulos neste desempenho, assim como as diferenças procedimentais com relação a estudos anteriores. Estes resultados sugerem a possibilidade de se utilizar o macaco-prego como um modelo animal em pesquisas sobre repertórios discriminativos complexos.
Abstract: The acquisition of generalized discriminative relational repertoires represents a complex discriminative capability in the interaction on any species with its environment, having, for much time, being considered to be exclusively human. There are few researches on this capability in non-human primates in the auditory modality, and even less about their multimodal discriminatory repertoire, which characterizes much of the complex discriminative human behavior. This study investigated the possibility of a capuchin monkey (Cebus apella) to learn to respond appropriately to different acoustic stimuli by the use of a simple discrimination procedure. The subject was exposed to five pairs acoustic stimuli: each pair was always composed of one sound with a predominance of high frequencies and another of low frequencies; one of them with a function of positive stimulus (S +) and the other of negative stimulus (S-). The criteria adopted for the presentation of a new pair of stimuli was the achievement of a rate of response for the (S-) equal of inferior more than 25% of the rate for the (S +), for five consecutive sessions. The subject reached the criteria for all five pairs of stimuli. The effects of learning set and the physical properties of the stimuli are discussed, as well as procedural differences in regard to previous studies. These results suggest the possibility of using capuchin monkey as an animal model in research on complex discriminative repertoires.
Palavras-chave: Aprendizagem animal
Cebus apella - comportamento
Psicologia animal
Psicologia experimental
Discriminação auditiva
Discriminação simples
Earning set
Repertórios discriminativos complexos
Macaco-prego
Área de Concentração: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Linha de Pesquisa: ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAIS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

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