Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12885
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Jun-2015 |
Autor(es): | OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de OLIVEIRA, Nazareno do Socorro da Silva |
Afiliação do(s) Autor(es): | OLIVEIRA, M. R. D. Universidade Federal do Pará |
Título: | Classes multisseriadas: práticas, memórias e formação docente |
Citar como: | OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; OLIVEIRA, Nazareno do Socorro da Silva. Classes multisseriadas: práticas, memórias e formação docente. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 224-238, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3070. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12885. Acesso em:. |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as práticas pedagógicas de docentes em classes multisseriadas, das escolas do campo, localizadas no Município de Igarapé-Miri. Realizamos a sistematização das experiências vividas pelos professores em sala de aula relacionando o que os professores sabem, como produzem seus saberes docentes, culturais e pedagógicos, como transmitem esses saberes produzidos no interior de suas práticas. Utilizamos informações concedidas por esses sujeitos através de entrevistas na forma de narrativas memorialísticas, acompanhamos o cotidiano escolar das escolas, assim como visitamos as comunidades rurais onde essas escolas estão inseridas. |
Abstract: | This is research aimed to examine the pedagogical practices of teachers in multigrade classes, school " eld, located in the Municipality of Igarapé-Miri. We conducted the systematization of experiences by teachers in the classroom relating what teachers know, how they produce their teachers, cultural and pedagogical knowledge, as these transmit knowledge produced within their practices. We use information provided by these subjects through interviews as memorialistic narratives, we follow the school routine of schools, as well as visit the rural communities in which these schools are located. |
Palavras-chave: | Saberes docentes Práticas docentes Classes multisseriadas Knowledge teachers Teaching practices Multigrade classes |
Título do Periódico: | Margens |
ISSN: | 1982-5374 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Identificador DOI: | 10.18542/rmi.v9i12.3070 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ClassesMultisseriadasPraticas.pdf | 257,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons