Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12885
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2015
Autor(es): OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de
OLIVEIRA, Nazareno do Socorro da Silva
Afiliação do(s) Autor(es): OLIVEIRA, M. R. D. Universidade Federal do Pará
Título: Classes multisseriadas: práticas, memórias e formação docente
Citar como: OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; OLIVEIRA, Nazareno do Socorro da Silva. Classes multisseriadas: práticas, memórias e formação docente. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 224-238, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3070. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12885. Acesso em:.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as práticas pedagógicas de docentes em classes multisseriadas, das escolas do campo, localizadas no Município de Igarapé-Miri. Realizamos a sistematização das experiências vividas pelos professores em sala de aula relacionando o que os professores sabem, como produzem seus saberes docentes, culturais e pedagógicos, como transmitem esses saberes produzidos no interior de suas práticas. Utilizamos informações concedidas por esses sujeitos através de entrevistas na forma de narrativas memorialísticas, acompanhamos o cotidiano escolar das escolas, assim como visitamos as comunidades rurais onde essas escolas estão inseridas.
Abstract: This is research aimed to examine the pedagogical practices of teachers in multigrade classes, school " eld, located in the Municipality of Igarapé-Miri. We conducted the systematization of experiences by teachers in the classroom relating what teachers know, how they produce their teachers, cultural and pedagogical knowledge, as these transmit knowledge produced within their practices. We use information provided by these subjects through interviews as memorialistic narratives, we follow the school routine of schools, as well as visit the rural communities in which these schools are located.
Palavras-chave: Saberes docentes
Práticas docentes
Classes multisseriadas
Knowledge teachers
Teaching practices
Multigrade classes
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v9i12.3070
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ClassesMultisseriadasPraticas.pdf257,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons