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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 30-Mar-2020
metadata.dc.creator: MELO, Breno Anderson Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: CAÑETE, Voyner Ravena
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8528-3086
Title: A responsabilidade socioambiental e a formação inicial de novos gestores: experimentos sociopedagógicos em uma IES no município de Abaetetuba/PA
Citation: MELO, Breno Anderson Pereira. A responsabilidade socioambiental e a formação inicial de novos gestores: experimentos sociopedagógicos em uma IES no município de Abaetetuba/PA. Orientadora: Voyner Ravena Cañete. 2020. 165 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará. Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13355. Acesso em
metadata.dc.description.resumo: O atual cenário corporativo busca integrar elementos socioambientais no processo de gestão, onde a efetividade organizacional seria muito mais que alocar recursos e maximizar resultados, passaria pela capacidade dos gestores em harmonizar a gestão empresarial e a Responsabilidade Socioambiental na busca pela sustentabilidade. Esse desafio empresarial necessita de novos gestores capazes de compreender a complexidade das questões ambientais e seus cenários de riscos de forma crítica e integradora. Partindo desta temática, este trabalho de dissertação busca responder: Como a formação dos futuros gestores é capaz de promover a compreensão da complexidade das questões ambientais? E como uma ferramenta metodológica de caráter pedagógico permite promover processos de reflexão e conscientização sobre cenários de risco ambiental? A relevância social desta pesquisa busca contribuir com o processo de formação dos bacharéis em Administração da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM), na cidade de Abaetetuba/PA, responsáveis por seu papel na sociedade, formando futuros gestores para além dos conhecimentos técnicos e disciplinares. Os principais autores que embasaram a fundamentação teórica foram: Beck (1992), Giddens, Beck e Lash (1997), Becker (2001; 2004), Cavalcante (2015), Loureiro e Pomier (2013), Zhouri (2008) e Acselrad (2015) abordando os cenários de riscos ambientais; Lui e Molina (2016), Da Costa Tavares (2011), Becker (2001), Araújo e De Sales Belo (2009), Kohlhepp (2002), Teisserenc (2010) e Loureiro (2002) fundamentam as discussões sobre os cenários de riscos ambientais na Amazônia; Reigota (2017), Freire (1996; 1987), Loureiro; Tozoni-Reis (2016), Guimarães (2000), Loureiro e Layrargues (2013), Leff (2006; 2010; 2012), Lisboa et al (2012), Borges e Alencar (2014), Moran (2014), Aires (2015) e Jacobi et al (2011) para fundamentar questões sobre a educação ambiental como ferramenta para o desenvolvimento sustentável; Berté (2013), Demajorovic e Silva (2012), Dias (2017), Springett (2005), Quintas (2004), Layrargues e Lima (2014), Leff (2012), Tachizawa (2017) e Barbieri (2004) referenciando os desafios da Responsabilidade Socioambiental no ensino da Administração. A metodologia do estudo possui uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada a pesquisa documental para analisar a abordagem ambiental no Projeto Pedagógico do Curso de Administração; na pesquisa de campo foi aplicado um questionário semiestruturado com 52 alunos do sétimo semestre do curso de Administração e com base nas respostas, foi construída e testada uma proposta didática para o ensino da disciplina Responsabilidade Socioambiental. Os resultados validam a pesquisa, pois contribuíram na sensibilização e conscientização dos discentes sobre os cenários de riscos e a complexidade ambiental, além de possibilitar a formação de futuros gestores incorporados aos desafios da sustentabilidade.
Abstract: The current corporate scenario seeks to integrate social and environmental elements in the management process, where organizational effectiveness would be much more than allocating resources and maximizing results, it would involve the ability of managers to harmonize business management and Social and Environmental Responsibility in the search for sustainability. This business challenge requires new managers capable of understanding the complexity of environmental issues and their risk scenarios in a critical and integrative way. Based on this theme, this dissertation seeks to answer: How is the training of future managers capable of promoting an understanding of the complexity of environmental issues? And how does a methodological tool of a pedagogical character allow to promote processes of reflection and awareness about environmental risk scenarios? The social relevance of this research seeks to contribute to the process of training bachelors in Administration at the Faculty of Education and Technology of the Amazon (FAM), in the city of Abaetetuba / PA, responsible for their role in society, training future managers in addition to technical knowledge and disciplinary. The main authors that supported the theoretical foundation were: Giddens, Beck and Lash (1997), Becker (2001; 2004), Cavalcante (2015), Loureiro and Pomier (2013), Zhouri (2008) and Acselrad (2015) addressing environmental risk scenarios; Lui and Molina (2016), Da Costa Tavares (2011), Becker (2001), Araújo and De Sales Belo (2009), Kohlhepp (2002), Teisserenc (2010) and Loureiro (2002) are based on discussions about risks in the Amazon; Reigota (2017), Freire (1996; 1987), Loureiro; Tozoni-Reis (2016), Guimarães (2000), Loureiro and Layrargues (2013), Leff (2006; 2010; 2012), Lisboa et al (2012), Borges and Alencar (2014), Moran (2014), Aires (2015) and Jacobi et al (2011) for fundamental questions about environmental education as a tool for sustainable development; Berté (2013), Demajorovic e Silva (2012), Dias (2017), Springett (2005), Quintas (2004), Layrargues and Lima (2014), Leff (2012), Tachizawa (2017) and Barbieri (2004) referencing the challenges of Socio and Environmental Responsibility in the teaching of Administration. The study methodology has a qualitative approach, of an applied and exploratory nature. To achieve the proposed objectives, documentary research was used to analyze the environmental approach in the Pedagogical Project of the Administration Course; in the field research, a structured questionnaire was applied to 52 students from the seventh semester of the Administration course and based on the answers, a didactic proposal for the teaching of the Social and Environmental Responsibility discipline was built and tested. The results validate the research, as they contributed to the students' sensitization and awareness about risk scenarios and environmental complexity, in addition to enabling the training future managers incorporated to the challenges of sustainability.
Keywords: Educação superior
Administração
Complexidade ambiental
Amazônia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
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