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Tipo: Tese
Data do documento: 6-Jul-2018
Autor(es): BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros
Afiliação do(s) Autor(es): Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de
Título: Avaliação em matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas aceitas e movimentadas no cotidiano escolar
Agência de fomento: 
Citar como: BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros. Avaliação em matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas aceitas e movimentadas no cotidiano escolar. Orientadora: Profa. Dra. Isabel Cristina Rodrigues de Lucena. 2018. 113 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13843. Acesso em:.
Resumo: A avaliação escolar é um processo complexo que envolve e reflete as formas de pensar e ver a aprendizagem ao longo de toda a vida de um aluno. Essa premissa motivou a investigação realizada para responder o questionamento: como se organiza a racionalidade docente sobre o campo teórico da avaliação em matemática nos anos iniciais com o intuito de promover a aprendizagem? A pergunta de investigação deu origem ao objetivo geral da tese que consiste em investigar, no contexto da aula, atos imperativos explicitados nas práticas avaliativas no âmbito dos anos iniciais como forma de caracterizar a racionalidade docente acerca da avaliação em matemática. Esse objetivo foi desmembrado em três outros específicos que são: identificar atos de entendimento que constituem o saber dos docentes dos anos iniciais a respeito da avaliação com vistas a identificar obstáculos epistemológicos; elencar dinâmicas avaliativas quanto a sua finalidade e os instrumentos usados no contexto do ensino de matemática dos anos iniciais; classificar as tarefas de avaliação mobilizadas pelos professores dos anos iniciais no ensino de matemática. Participaram deste estudo três professores da rede pública dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo dois em Belém/Pará e um em Évora/Portugal. No âmbito do estudo, utilizou-se uma metodologia de característica qualitativa incidindo particularmente no estudo de caso à luz do caráter descritivointerpretativo em que a recolha de dados foi baseada na observação não participante e entrevistas. Por meio da definição de objetos e suas correspondentes dimensões, foi utilizada uma Matriz de Investigação ou Guião que proporcionou olhar para elementos didáticos constitutivos da prática pedagógica avaliativa. Ao longo do processo da pesquisa, foi necessária a construção de um corpus teórico para a compreensão do fenômeno investigado de um modo mais amplo, ancorado nas ideias de Hoffmann (1991), Perrenoud (1999), Buriasco (2002), Fernandes (2005, 2006, 2008), Afonso (2009) e Lukesi (2010) no tangente à avaliação escolar e em Bachelard (1996) na possibilidade de identificar os obstáculos epistemológicos presentes na prática docente avaliativa. De posse das narrativas, foi possível a triangulação para responder a questão de pesquisa. A partir dos resultados, afirmo que as práticas avaliativas aceitas e movimentadas no contexto escolar são produções culturais, ou seja, são tradições avaliativas que repousam em um conhecimento alicerçado na própria empiria docente em que se acredita que o “espírito [científico] inicia com a aula”, aulas que por vezes indicam crenças que a demonstração repetitiva (dos objetos de ensino) é capaz de ensinar e, por conseguinte, não se pode negar que esse pressuposto pode reverberar-se nas práticas avaliativas.
Abstract: School evaluation is a complex process involving and considering the viewpoints of learning throughout students lifetime. This premise motivated the investigation performed to answer the question: “How is teacher rationality organized on the theoretical field of mathematical assessment in the early school years in order to promote learning?”. The research question gave rise to the general objective of the thesis, which consists in investigating, under the classroom context, imperative acts made clear during the evaluative practice in the scope of early years as a means of characterizing the teaching rationality concerning school evaluation in mathematics. This objective was divided into three other specific ones: to identify acts of understanding that constitute the teachers’ knowledge of the early years regarding evaluation in order to identify epistemological obstacles; to list dynamic evaluative procedures in terms of their purpose and the instruments used in the context of mathematics teaching in the early years; to classify evaluative tasks designed by the teachers of the early years in the teaching of mathematics. Three public school teachers from the early years of elementary school participated in this study, two in Belém/Pará and one in Évora/Portugal. For the study, a qualitative characteristic methodology was used, focusing particularly on the case study in light of the descriptive-interpretative character under which the data collection, consisting on non-participant observation and interviews, was based. Through the definition of objects and their corresponding dimensions, a Research Matrix or Guide was conducted, providing a look at didactic elements that constitute the pedagogical evaluative practice. Throughout the research process, it was necessary to develop a theoretical corpus to comprehend the phenomenon investigated in a broader way, anchored in the ideas of Hoffmann (1991), Perrenoud (1999), Buriasco (2002), Fernandes (2005, 2006, 2008), Afonso (2009) and Lukesi (2010) in the tangent to the school evaluation, as well as in Bachelard (1996) considering the possibility of identifying the epistemological obstacles present in the evaluation teaching practice. With the narratives in hand, it was possible to triangulate the data to answer the research question. From the results, I affirm that the evaluative practices accepted and implemented in the school context are cultural productions, that is, they are evaluative traditions that rest on a knowledge based on the teacher's own empiricism, from which the "scientific [spirit] starts with the class", classes that sometimes indicate beliefs that the repetitive demonstration (of teaching objects) is capable of teaching, and therefore, one cannot deny that this assumption can be reverberated in evaluative practices.
Palavras-chave: Prática avaliativa
Racionalidade docente
Matemática
Anos iniciais
Evaluation practice
Teacher rationality
Mathematics
Early years
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: ETNOMATEMÁTICA, LINGUAGEM, CULTURA E MODELAGEM MATEMÁTICA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

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