Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13875
Tipo: Tese
Data do documento: 28-Fev-2019
Autor(es): SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho
Afiliação do(s) Autor(es): Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA/UFPA)
Primeiro(a) Orientador(a): GUERRA, Renato Borges
Título: Modelagem Matemática escolar: uma organização praxeológica complexa
Citar como: SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho. Modelagem Matemática escolar: uma organização praxeológica complexa. Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra. 2019. 162 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13875. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho questiona o ciclo de modelagem matemática como técnica da tarefa de modelar matematicamente problemas em contextos concretos a partir da noção de organização praxeológica complexa concebida à luz da Teoria Antropológica do Didático. Propõe novas técnicas de modelagem que preservam o caráter cíclico e a partir de experimentação empírica, propõe o ciclo investigativo de modelagem matemática.
Abstract: This work questions the mathematical modeling cycle like a technique of the task of mathematically modeling problems at concrete contexts from the notion of complex praxeological organization conceived in the light of the Didactic Anthropological Theory. The work proposes new modeling techniques that preserve the cyclical character and from empirical experimentation, it proposes the investigative cycle of mathematical modeling.
Palavras-chave: Educação matemática
Modelagem matemática
Teoria antropológica do didático
Técnicas de modelagem
Ciclo investigativo de modelagem matemática
Mathematics education
Mathematical modeling
Anthropological teaching theory
Modeling techniques
Investigative cycle of mathematical modeling
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIOS,SABERES E VALORES
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ModelagemMatematicaEscolar_Tese.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons