Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13946
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 6-Dez-2019 |
Autor(es): | SILVA, Renata Lourinho da |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEMED/Cametá/PA - Secretaria Municipal de Educação |
Primeiro(a) Orientador(a): | GUERRA, Renato Borges |
Título: | Engenharia didática reversa como um dispositivo de formação docente para a educação do campo |
Citar como: | SILVA, Renata Lourinho da. Engenharia didática reversa como um dispositivo de formação docente para a educação do campo. Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra. 2019. 300 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13946. Acesso em:. |
Resumo: | Esta pesquisa propõe a metodologia da engenharia didática reversa como dispositivo de formação docente para a educação do campo com propósito de construir respostas para as problemáticas de integração de saberes disciplinares com saberes não disciplinares do campo, sob a compreensão de percurso de estudo e pesquisa como metodologia de desenvolvimento de processos de transposição didática e, em consequência, como provedor de trajetórias de formação de professores sob a compreensão da teoria da transposição didática de Yves Chevallard. A importância de relacionar o tempo escola com o tempo comunidade de maneira integrada também é considerada por se fazer necessária e fundamental para os cursos de formação inicial e continuada de professores em educação do campo, por constituir uma das bases que sustentam a educação do campo, segundo as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DEOBEC) quando enfatiza o diferencial do ensino da educação do campo dos demais ensinos regulares. Uma empiria sobre a construção e uso do matapi foi realizada envolvendo professores em formação continuada, dois produtores de matapi da comunidade de Pacuí de Cima do município paraense de Cametá, além dos diretores de estudo e investigação. Os resultados alcançados são animadores para a realização de futuras pesquisas considerando que confirmam as hipóteses para o caso da empiria realizada, pois mostramos que o tempo escola e tempo comunidade se unificam em um só tempo, que é o tempo de estudo, por meio da integração dos saberes culturais com os saberes disciplinares(matemática, português , geografia, ciências, dentre outros) em uma dinâmica de reconstrução de saberes evidenciados pelo processo da transposição didática, bem como, contribuímos com o desenvolvimento sustentável na referida comunidade. Além disso, os resultados apontam que a metodologia da engenharia didática reversa pode também ser usada em cursos de formação de professores em geral. |
Abstract: | This research proposes the reverse didactic engineering methodology as educational formation device for field education with purpose of building answers for the integration problems of knowledge discipline with field non knowledge discipline, under study course understanding and research as development methodology of didactic transposition processes and, in consequence, as ways provider of teacher formation under theory understanding of Yves Chevallard’s didactic transposition. The importance of relating the school timing with the community timing in an integrated way, it is also considered necessary and fundamental for the initial and continuous formation teachers courses for field education, by constituting one of the bases that stands field education, according to the Operational Guidelines for Basic Education in Field Schools (DEOBEC) when it emphasizes the difference of teaching for field education from other regular teachings. A research about the usage of "matapi" was accomplished involving teachers in continuous formation, two "matapi" producers from Pacuí de Cima community, in Cametá, besides the study and investigation directors. The reached results are exciting for the accomplishment of future researches, considering that they confirm the hypotheses for the case of the accomplished research because it shows that the school timing with the community timing unit in one, which is the study timing, by the integration of cultural knowledge, which as, knowledges discipline (mathematics, portuguese, geography, science, and others). All in knowledge reconstruction pointed out didactic transposition process, just as we contribute with the community sustainable development. Besides, the results indicate that the methodology of the reverse didactic engineering can also be used in all courses of teacher formation. |
Palavras-chave: | Educação do campo Formação de professores TAD Engenharia didática reversa Field education Teacher formation Reverse didactic engineering |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Linha de Pesquisa: | DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_EngenhariaDidaticaReversa.pdf | 16,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons