Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13954
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 30-Mar-2013 |
Autor(es): | CORRÊA, Edilena Maria |
Afiliação do(s) Autor(es): | Universidade Federal do Pará - UFPA |
Primeiro(a) Orientador(a): | BRITO, Maria dos Remédios de |
Título: | Currículo e ensino de ciências na educação de jovens e adultos: entre linhas, saberes e diferença |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | CORRÊA, Edilena Maria. Currículo e ensino de ciências na educação de jovens e adultos: entre linhas, saberes e diferença. Orientadora: Profa. Dra. Maria dos Remédios de Brito. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13954. Acesso em:. |
Resumo: | A pesquisa é resultado de um estudo que buscou tatear as margens de um currículo de ciências por vias de suas potências e possibilidades criativas, problematizando, por outro lado, o currículo de ciências que se põe encastelado por conhecimentos objetivos. Com isso, o estudo visa pensar a ideia de um currículo que permeia a diferença. O estudo levanta as seguintes questões de investigação: o que podem os saberes populares que emergem no entre currículo escolar? Que modos, que experiências poderiam ser pensadas no espaço escolar da EJA/Cametá no ensino fundamental que pudessem possibilitar um currículo da diferença? É possível pensar uma imagem de currículo de Ciências da EJA, que esteja para além do mero posto, dado, e seja a favor da diferença? O objetivo principal foi investigar se o saber popular, que emerge no entre o currículo escolar de ciências, pode potencializar novos modos de existências e experiências criativas no que diz respeito ao currículo de ciências da Educação de jovens e Adultos do município de Cametá-Pa, assim como as possibilidades e os efeitos que esses saberes trazem para esse currículo. Para tanto, elegeu como fonte de estudo, material bibliográfico e empírico. O referencial teórico toma o pensamento da diferença de Gilles Deleuze e Felix Guattari, os conceitos utilizados foram: menor, rizoma, transversalidade e diferença. A escolha dos autores se deu por entender que eles possib ilitam ir além de um pensamento sedentário e neutralizante de currículo, do mesmo modo por entender que ambos os autores radicalizam qualquer pensamento dogmático a favor da diferença. Dessa forma, por mais que esses autores não tenham pensado a educação, buscam um pensamento da resistência, da transversalidade, o que permite pensar o currículo de ciências por vias abertas e flexíveis e contribui para promover a integração entre saberes populares e científicos no currículo de ciências. A parte empírica da pesquisa consiste na vivencia de experiências em aulas de ciências concepção menor com estudantes e um professor de ciências da Educação de Jovens e Adultos (ensino fundamental) de uma escola pública do município de Cametá, com os quais experimentei um esboço de currículo de ciências por seus movimentos, por suas potências e possibilidades. Para registro de tais experiências foi usado o diário de campo, no qual foram feitas anotações das conversas formais e informais com estudantes e o professor, dos encontros e das aulas-experiências realizadas em sala de aula junto com professor, aluno e pesquisadora. Trago a ideia de currículo a partir de uma visão que permita trânsito entre saberes, mas um meio de onde nasce e transborda o movimento. E é sob essa perspectiva de currículo que discorre a pesquisa, pela força da diferença em detrimento da identidade, o devir em vez do ser. É possível pensar um currículo pelas vias da diferença, quando estudantes, escola e professores permitem atravessamentos no currículo. |
Abstract: | The research is the result of a study that sought to grope the margins of a science curriculum through their powers and creative possibilities, debating, on the other hand, the science curriculum the gets entrenched by objective knowledge. With this, the study aims to think the idea of curriculum that permeates the difference. The study raises the following questions investigation: What are the powers of popular knowledge that emerge into school mid curriculum? What methods which experiments could be thought at Youth and Adults Education Schools? Is it possible to think of an image of Youth and Adults science curriculum that is beyond of its mere offered, and it is in favor of a difference? The main objective was to investigate whether the popular wisdom that emerges in the mid curriculum science may promote new ways of stocks and creative experiences with regard to the science curriculum of Youth and Adults Education in the city of Cametá, Pará, as well as, the possibilities and the effects that this knowledge brings to this curriculum. Therefore, it is elected as a source of bibliographic material and empirical study. The theoretical reference takes the thought of difference of Gilles Deleuze and Felix Guattari, the concepts used were: Smallest, rhizome, transversality and difference. The choice was made by the authors who understand that they allow going beyond thinking of a sedentary and neutralizing of curriculum in the same way by understanding that both authors radicalize any dogmatic thought in favor of a difference. Thus, even though, these authors have not thought education seeks a thought of resistance, transversality, which suggests the science curriculum by opened ways and flexible, and helps to promote integration between scientific and popular knowledge in the curriculum science. The empirical part of the research consists into the living experiences in the science classrooms with students and a teacher of Yo uth and Adults (Elementary school) in a public school in the city of Cametá, where I could try an example of a science curriculum upon their movements, powers, and possibilities. For filing such experiences, it was used a field diary which were done notes of formal and informal dialogs among the students and the teacher, classes meetings, student and researcher. As a result, I bring the idea of curriculum design from a rhizome, a vision that allows transit between knowledge, but a means of which rises and overflows in constant motion. And it is under this approach to curriculum that discusses the research. By the force of difference and multiplicity instead of identity, becoming instead of being. Is it understand that I can think of a curriculum by way of a difference when students, school, teachers understand that crossings exist in the curriculum. |
Palavras-chave: | Currículo de ciências Diferença Saberes Transversalidade Science curriculum Difference Knowledge Transversality |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | CULTURA E SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CurriculoEnsinoCiencias_Dissertacao.pdf | 653,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons