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Tipo: Tese
Data do documento: 26-Jan-2021
Autor(es): NOBRE, Mariléia da Silveira
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): SÁ, Samuel Maria de Amorim e
Primeiro(a) coorientador(a): PESSOA, Fátima Cristina da Costa
Título: “ Tudo tem sua mãe”: O mundo mítico de Caraparu-Pará
Agência de fomento: 
Citar como: NOBRE, Mariléia da Silveira. “ Tudo tem sua mãe”: O mundo mítico de Caraparu-Pará. Orientador: Samuel Maria de Amorim e Sá. 2021. 198 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2021. .Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14020. Acesso em:.
Resumo: Este estudo visa compreender, pelas práticas discursivas de agricultores da vila de Caraparu, a constituição e o funcionamento do imaginário que se projeta no real sócio-histórico em que vivem, como parte constitutiva de suas condições de existência material. Meu afã, enquanto pesquisadora, é o de compreender o funcionamento desse imaginário materializado nas práticas discursivas dos sujeitos e mais, examinar os indícios de prováveis/possíveis transformações desse imaginário, a partir das narrativas dos jovens agricultores de Caraparu. Há, portanto, neste texto, um gesto de compreensão que busca reconhecer as regularidades de uma formação discursiva e ideológica que sustenta a crença nas regras que regem o cotidiano desses sujeitos e impõe a obediência a elas. Para o alcance desses objetivos, articulam-se as abordagens etnográfica e discursiva na análise de narrativas dos agricultores e das agricultoras mais antigos/antigas e dos jovens da região. Defende-se, como resultado do percurso de análise, o reconhecimento de uma formação discursiva mítico/cabocla, que rege a relação entre seres humanos e não-humanos pautada no temor e no respeito pelos seres encantados e no medo e no pavor pelos fadistas e na reciprocidade entre eles. A natureza desta pesquisa me levou a visitar um campo teórico exógeno ao da Antropologia, qual seja, o da Análise de discurso materialista. Evoquei deste campo a tríade Real/Simbólico/Imaginário, entrelaçados na releitura que Michel Pêcheux faz dos trabalhos de Jean Jacques Lacan e dos de Louis Althusser. O recorte das sequências discursivas que compõem o corpus discursivo nos permitirá compreender processos de subjetivação que apontem para os movimentos de identificação plena, contraidentificação ou mesmo desidentificação com os saberes da formação discursiva dominante naquela comunidade.
Abstract: This study aims to understand, through the farmers’ discursive practices who lives in Caraparu village, the constitution and functioning of the imaginary that is projected in the socio-historical real understood as their material conditions of existence. My desire, as a researcher, is to understand the functioning of this imaginary materialized in those discursive practices and, besides, to examine the evidence of probable / possible transformations of this imaginary, having as an empirical object of analysis the narratives of the young farmers of Caraparu. There is, therefore, in this research, a gesture of understanding that seeks to recognize the regularities of a discursive and ideological formation that supports the belief in the rules that govern the daily lives of the subject and imposes obedience to them. To achieve these objectives, ethnographic and discursive approaches are articulated in the analysis of narratives of the oldest and youngest farmers in that region. It is advocated, as a result of the analysis, the recognition of a mythical / cabocla discursive formation, which governs the relationship between human and non-human beings. Such a relationship is based both on fear and respect for enchanted beings as well as on fear and dread for fadistas and on reciprocity between them. The nature of this research led me to visit a theoretical field exogenous to that of Anthropology, wich is, that one of materialistic discourse analysis. I evoked from this field the Real / Symbolic / Imaginary triad, intertwined in Michel Pêcheux's reinterpretation of the Jean Jacques Lacan’s works and those of Louis Althusser. The clipping of the discursive sequences that make up the discursive corpus will allow us to understand processes of subjectivity that point to the movements of full identification, counter identification or even disidentification with the knowledge of the dominant discursive formation in that community.
Palavras-chave: Sujeito
Ideologia
Real
Simbólico
Imaginário
Subject
Ideology
Symbolic
Imaginary
Área de Concentração: ANTROPOLOGIA
Linha de Pesquisa: RELIGIÃO, CULTURA, SIMBOLISMO E PODER
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Sociologia e Antropologia (Doutorado) - PPGSA/IFCH

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