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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jul-2020
Autor(es): MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
FREITAS, Léia Gonçalves de
OLIVEIRA, Cassiane de Nazaré da Silva
Afiliação do(s) Autor(es): MILÉO, I. S. O.; FREITAS, L. G. Universidade Federal do Pará
Título: Reflexões sobre as práticas avaliativas em uma creche no município de Altamira-PA
Título(s) alternativo(s): Reflections of evaluative practices in a nursery in the municipality of Altamira-PA
Citar como: MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; FREITAS, Léia Gonçalves de; OLIVEIRA, Cassiane de Nazaré da Silva. Reflexões sobre as práticas avaliativas em uma creche no município de Altamira-PA. Zero-a-seis, online, v. 22, n. 41, p. 147-174, jan./jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n41p147. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14126. Acesso em:.
Resumo: Objetiva este artigo refletir sobre a avaliação na Educação Infantil, bem como identificar como essas avaliações são pensadas e organizadas no contexto do trabalho pedagógico da Creche Sonho Encantado. Neste sentido, problematizamos: como as práticas avaliativas vêm sendo compreendidas e materializadas pelas docentes no processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas? A metodologia envolveu aplicação de entrevista semiestruturada com três professoras e a coordenadora geral de Educação Infantil do Município ora em estudo. A fonte documental foi a ficha de avaliação adotada pela Secretaria Municipal de Educação e utilizadas pelas professoras que, em conjunto com as entrevistas, nos indicaram que essas profissionais detêm conhecimentos sobre a importância da avaliação na Educação Infantil, porém, apresentam posicionamentos e compreensões diferenciadas sobre a existência e preenchimento das fichas avaliativas e do Parecer Individual que orientam a avaliação das aprendizagens infantis; sendo que algumas aprovam e outras defendem a necessidade de ajustes quanto aos aspectos avaliados.
Abstract: The aim of this article is to reflect on the evaluation in kindergarten, as well as to identify how these evaluations are thought and organized in the context of the pedagogical work of the daycare Enchanted Dream. In this sense, we question: how are the evaluative practices being understood and materialized by the teachers in the teaching and learning process of young children? The methodology involved the application of a semi-structured interview with three teachers and the general coordinator of the kindergarten of the municipality under study. The documentary source was the evaluation form adopted by the Municipal Secretariat of Education and used by the teachers who, together with the interviews, indicated that these professionals have knowledge about the importance of evaluation in early childhood education, but have different positions and understandings about the existence and completion of the assessment sheets and the Individual Opinion that guide the assessment of children's learning; Some approve and others argue the need for adjustments regarding the aspects evaluated.
Palavras-chave: Educação infantil
Práticas avaliativas
Trabalho pedagógico
Aprendizagens das crianças
Avaliação na educação infantil
Early childhood education
Evaluation practices
Pedagogical work
Children's learning
Título do Periódico: Zero-a-Seis
ISSN: 1980-4512
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Sigla da Instituição: UFSC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2020v22n41p147
Identificador DOI: 10.5007/1980-4512.2020v22n41p147
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