Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14831
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 20-Abr-2022 |
Autor(es): | CONTENTE, Márcia Pantoja |
Afiliação do(s) Autor(es): | SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IGARAPÉ-MIRI |
Primeiro(a) Orientador(a): | SALES, Elielson Ribeiro de |
Título: | Significação em processo de investigação de temáticas cotidianas: as experiências vivenciadas por estudantes surdos e uma surdocega no contexto escolar |
Citar como: | CONTENTE, Márcia Pantoja. Significação em processo de investigação de temáticas cotidianas: as experiências vivenciadas por estudantes surdos e uma surdocega no contexto escolar. Orientador: Prof. Dr. Elielson Ribeiro de Sales. 2022. 197 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14831. Acesso em:. |
Resumo: | Nesta tese, apresentamos resultados obtidos por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, contendo elementos da pesquisa-ação, na modalidade de pesquisa de campo, tendo como objetivo compreender os significados produzidos pelos participantes acerca das experiências vivenciadas no contexto da cultura científica escolar por meio do processo de investigação de temáticas cotidianas em situações coletivas, intentando a participação cidadã. Os participantes da pesquisa são oito estudantes surdos e uma surdocega da segunda etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental e duas professoras regentes em uma Unidade de Ensino Especializada da rede estadual do Pará. Como instrumentos investigativos para a produção de dados lançamos mão de questionário; documentos escolares; diário de campo da pesquisadora; diário de bordo em vídeo dos estudantes; depoimentos dos participantes; e os registros em vídeo. Os dados são construídos com as informações obtidas por meio da leitura e discussão da história “Sofia uma aluna investigadora”, de momentos de diálogo sobre o método científico, de busca por um tema de investigação a partir do contexto onde residem os estudantes, de sondagem dos conhecimentos cotidianos dos estudantes a respeito dos temas de investigação, de pesquisa na internet, de elaboração de painéis sobre os temas de investigação, e do processo de orientação para a construção dos elementos de investigação. A análise das informações obtidas foi orientada pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva, o que possibilitou a construção de três eixos temáticos: i. O processo investigativo discente: a produção de significados no ambiente escolar; ii. Dos desafios a possibilidades de aprendizagem: um olhar no sentido da investigação de temas cotidianos; e iii. Dimensão autoformativa: por uma prática repleta de sentidos. Os resultados obtidos de nossa inserção no contexto de pesquisa fundamentado nas ideias de Vygotski, Pozo e Crespo Goméz, Cachapuz, entre outros nos possibilitam inferir que os estudantes surdos e a surdocega diante da vivência na cultura científica escolar por meio da investigação de temáticas cotidianas, buscam participar proativamente do meio em que vivem, pondo em foco o papel da instituição escolar como espaço livre para a produção de significados, e não como ambiente de reprodução. Por meio da pesquisa em rede, os estudantes tiveram acesso a uma fonte rica e atualizada de informações, motivando-os a pesquisa de modo a aprofundar seus conhecimentos sobre as temáticas de investigação, permitindo tornarem-se protagonistas da própria aprendizagem. Embora, apresente potencial educativo, os recursos tecnológicos no espaço escolar, como manifestados pelos próprios estudantes, permanecem restrito ao interesse dos professores. No contexto desta pesquisa o trabalho coletivo, demonstrou ser uma estratégia eficiente e potencialmente válida por promover uma maior interação entre os estudantes e deles com suas professoras, a troca de ideias, experiências, e saberes sobre as temáticas investigadas, enriquecendo as possibilidades de aprender, além de promover a tomada de decisão em relação aos problemas sociais presentes em seu cotidiano. E por fim, a experiência vivida possibilitou as professoras regentes o repensar da própria prática docente, vislumbrando um novo movimento educacional que priorize o protagonismo dos estudantes, e o papel de orientadoras no processo de ensinar e aprender. |
Abstract: | In this thesis we present results obtained from qualitative research with action research elements, in the field research modality, aiming to understand the meanings produced by the participants about the experiences lived in the context of the scientific school culture, investigating everyday themes in situations collectives, with the aim of citizen participation. The participants of the research are eight deaf students and a deaf-blind student of the second phase of the Young and Adults Education (EJA) of fundamental school and two teachers of an University of Specialized Teaching of the state of Pará. As investigative tools to produce data we used forms; school documents; field journal of the researcher; video diaries of the students; testimony of the participants; and the video records. The data were built with information obtained by the reading and discussion of the story “Sofia, an investigative student”, of dialog moments about the scientific method of searching for a theme of investigation starting of the context where the students live, regarding the themes of investigation, internet searching, elaboration of panels about the investigation themes, and the process of orientation for the building of elements of investigation. The analysis of the obtained information was oriented by the assumption of the Discursive Textual Analysis, what has allowed the construction of the thematic axis: i. The student investigative process: the building of meaning in the school environment; ii. Of the challenges to the possibilities of leaning: a look towards of the investigation of everyday themes; and iii. Auto formative dimension: by a practice fulfilled of meanings. The obtained data of our insertion in the context of research reasoned by the ideas of Vygotski, Pozo and Crespo Goméz, Cachapuz, among others, allow us to infer that the deaf and the deaf-blind student, by the investigation of the everyday thematic, seek to proactively participate of the environment where they live, having as focus the role of the scholar institution as a space free for the production of meanings, and not as a environment of reproduction. By the approach of web research, the students had access of a rich and updated information source, motivating them to research in a way to deep their knowledges about the investigation thematic, allowing themselves to become protagonists of their own learning. Although present educational potential the technological resources in the school space, as manifested by the students themselves, remain restrict to the interest of the teachers. In the context of this research, the collective work was perceived as an efficient and potentially valid strategy for promoting a larger interaction among the students and them with the teachers, the ideas exchange, experiences, and knowledges regarding the investigated thematic, enriching the learning possibilities, and to promote the decision taking in relation of social problems present in the everyday. And, closing, the experience lived allowed the regent teachers to rethink their own teaching practice, envisioning a new educational movement that prioritize the student protagonism, and the role of mentors in the process of teaching and learning. |
Palavras-chave: | Temáticas cotidianas Estudantes surdos e surdocegos Conhecimentos relevantes Trabalho coletivo Participação ativa Everyday thematic Deaf and deafblind students Relevant knowledges Collective work Active participation |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | DOCÊNCIA E DIVERSIDADE |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_SignificacaoProcessoInvestigacao.pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons