Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14842
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 25-Ago-2022 |
Autor(es): | OLIVEIRA JÚNIOR, Waldemar Borges de |
Primeiro(a) Orientador(a): | COELHO, Wilma de Nazaré Baía |
Título: | Um estudo nos projetos político-pedagógicos sobre diversidade étnico-racial nos anos finais do ensino fundamental no ensino de ciências |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | OLIVEIRA JÚNIOR, Waldemar Borges de. Um estudo nos projetos político-pedagógicos sobre diversidade étnico-racial nos anos finais do ensino fundamental no ensino de ciências. Orientadora: Profa. Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho. 2022. 254 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14842. Acesso em:. |
Resumo: | Este estudo de tese tem como objeto de pesquisa, a temática da Diversidade Étnico-Racial nos anos finais do Ensino de Ciências, nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) em três instituições públicas paraenses de ensino. O objetivo geral é analisar qual o lugar da temática da Educação das Relações Étnico-Raciais, no Ensino de Ciências, por meio dos Projetos PolíticoPedagógicos de três instituições públicas paraenses de ensino. Os objetivos específicos são: mapear a literatura especializada acerca da Educação Básica e Ensino de Ciências no Brasil; demonstrar o perfil das três instituições públicas paraenses de ensino; sopesar a organicidade dos projetos político-pedagógicos das instituições paraenses, em relação ao trato com a temática da Diversidade Étnico-Racial e apresentar as produções dos(as) professores(as) de Ciências das três instituições e as perspectivas do trato da ERER nos anos finais do Ensino Fundamental. A investigação se baseou na literatura especializada acerca das dimensões do Ensino de Ciências (KRASILCHIK, 1996; CARVALHO; GIL-PÉREZ, 2013; DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2017); Diversidade Étnico-Racial e suas dimensões (COELHO, 2005; GOMES N., 2008, 2011; VERRANGIA, 2009, 2016; COELHO; SOARES, 2016; COELHO; SILVA; SOARES, 2017; COELHO M.; COELHO W., 2018; REGIS; BASÍLIO, 2018) e Projeto Político-Pedagógico (VEIGA, 2006; VASCONCELLOS, 2009). A feição do estudo, consubstancia-se a partir das noções conceituais sobre campo, habitus e campo científico (BOURDIEU, 2004b, 2017), representação (CHARTIER, 1991) e metodologicamente, com vistas a uma perspectiva qualitativa, documental e bibliográfica (LÜDKE; ANDRÉ, 2013; LIMA; MIOTO, 2007). Para a sistematização e organicidade dos dados empíricos, o estudo foi dividido em momento 1: pesquisa bibliográfica do objeto, momento 2: seleção dos lócus de investigação e dos materiais empíricos, momento 3: estudo da literatura especializada sobre Diversidade Étnico-Racial e Ensino de Ciências e momento 4: materialização e análise dos dados da pesquisa. Os dados dos três projetos político-pedagógicos de escolas públicas paraenses, foram analisados por meio de alguns apontamentos da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados apontam uma demanda premente de pesquisas sobre a ERER e Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, pois à despeito do discreto avanço, ainda é um campo em crescimento. A partir da empiria, inferimos que os PPPs das escolas paraenses, no que tange ao Ensino de Ciências e ERER, clamam por um trabalho organicamente sistematizado, contínuo, pois os documentos, apresentam fragilidades e a urgência no trato e enfretamento pedagógico da temática, além da necessidade de aprofundamento circunstanciado nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino de Ciências. |
Abstract: | This thesis study has as its research object, the theme of Ethnic-Racial Diversity in the final years of Science Teaching, in the Political-Pedagogical Project (PPP) in three public teaching institutions in Pará. The general objective is to analyze the place of the theme of Education of Ethnic-Racial Relations in Science Teaching, through the Political-Pedagogical Projects of three public teaching institutions in Pará. Precisely, to map the specialized literature about Basic Education and Science Teaching in Brazil; demonstrate the profile of the three public teaching institutions in Pará; to weigh the organicity of the political-pedagogical projects of the institutions of Pará, about dealing with the theme of Ethnic-Racial Diversity and to characterize the productions of the Science teachers of the three institutions and the perspectives of the ERER's treatment in the year's end of elementary school. The investigation was based on the specialized literature on the dimensions that make it up: Science Teaching (KRASILCHIK, 1996; CARVALHO; PÉREZ, 2013; DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2017); Ethnic-Racial Diversity and its dimensions (COELHO, 2005; GOMES, 2008, 2011; VERRANGIA, 2009, 2013; COELHO; SOARES, 2016; COELHO; SILVA; SOARES, 2017; W. COELHO; M. COELHO, 2018; REGIS; BASÍLIO, 2018) and Political-Pedagogical Project (VEIGA, 2006; VASCONCELLOS, 2009). The feature of the study is based on conceptual notions about field field, habitus, and scientific field (BOURDIEU, 2004b, 2017), representation (CHARTIER, 1991), and methodologically, with a view to a qualitative, For the systematization and organicity of the empirical data, the study was divided into moment 1: bibliographic research of the object, moment 2: selection of the locus of investigation and empirical materials, moment 3: study of the specialized literature on Ethnic-Racial Diversity and Teaching of Science and moment 4: materialization and analysis of research data. Data from the three political-pedagogical projects of public schools in Pará were analyzed through some notes of the Content Analysis technique (BARDIN, 2016). The results point to a pressing demand for research on ERER and Science Teaching in the final years of Elementary School, because despite the slight advance, it is still a growing field. From the empirical data, we infer that the PPPs of schools in Pará, with regard to Science Teaching and ERER, call for an organically systematized, continuous work, since the documents present weaknesses and the urgency in the treatment and pedagogical confrontation of the theme, in addition to the need for detailed deepening in the final years of Elementary School, in Science Teaching. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Projeto-político-pedagógico Diversidade étnico-racial Escola básica Ensino fundamental – anos finais Science teaching Political-pedagogical project Ethnic-racial diversity Elementary school Elementary school - final years |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | DOCÊNCIA E DIVERSIDADE |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_EstudoProjetosPolitico.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons