Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14863
Tipo: Tese
Data do documento: 10-Ago-2021
Autor(es): SILVA, Carlos Evaldo dos Santos
Primeiro(a) Orientador(a): SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da
Título: Jogos de linguagem na alfabetização matemática
Citar como: SILVA, Carlos Evaldo dos Santos. Jogos de linguagem na alfabetização matemática. Orientadora: Marisa Rosâni Abreu da Silveira. 2021. 112 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14863. Acesso em:.
Resumo: O objetivo desta tese foi compreender o funcionamento da linguagem, a partir do conceito de jogo de linguagem de Wittgenstein, o seu papel na aquisição do conhecimento e sua relevância para o ensino de número na alfabetização. Para isso, realizou-se uma investigação por meio das práticas de ensino de uma professora da alfabetização a respeito do conceito de número. Essa investigação foi baseada em pressupostos teórico-filosóficos apoiados nas reflexões do segundo Wittgenstein, mais precisamente sobre a terapia filosófica do próprio Wittgenstein e da Epistemologia do Uso de Moreno, também de inspiração wittgensteiniana. Assim, discorreu-se sobre o papel da linguagem na constituição do conceito de número e sobre as concepções epistemológicas de número em duas perspectivas, uma piagetiana e outra moreniana, e como elas podem modificar significativamente a prática da professora alfabetizadora. A pesquisa empírica, que forneceu os dados para as análises, foi realizada com uma professora alfabetizadora de uma escola pública municipal de Belém do Pará e consistiu em observações de uma aula sobre a escrita numérica no Sistema de Numeração Decimal Indo-Arábico. A conclusão a que se chegou e que se anuncia nesta tese é que a compreensão do funcionamento da linguagem, a partir do conceito de jogo de linguagem e de que as primeiras relações do sentido linguístico já são atividades epistêmicas, coloca a linguagem no centro do processo educativo e aponta para outras possibilidades, diferentes das hegemonicamente presentes no campo da Educação Matemática, de conceber o ensino da matemática, que podem ter desdobramentos importantes em relação às práticas de ensino do professor que ensina matemática e ao aprendizado dos alunos e das alunas, especialmente na alfabetização.
Abstract: The objective of this thesis was to understand the functioning of language, based on Wittgenstein's concept of language game, its function in the acquisition of knowledge and its relevance for teaching numbers in literacy. For this, an investigation was carried out through the teaching practices of a literacy teacher regarding the concept of number. This investigation was based on theoretical-philosophical assumptions supported by the reflections of the second Wittgenstein, more precisely on Wittgenstein's own philosophical therapy and Moreno's Epistemology of Use, also inspired by Wittgenstein. Thus, it was discussed the function of language in the constitution of the concept of number and the epistemological conceptions of number in two perspectives, a Piagetian and a Morenian, and how they can significantly modify the practice of the literacy teacher. The empirical research, which provided the data for the analyses, was carried out with a literacy teacher from a municipal public school in Belem do Para and consisted of observations from a class on numerical writing in the Indo-Arabic Decimal Numbering System. The conclusion reached and announced in this thesis is that the understanding of the functioning of language, based on the concept of language game and that the first relations of the linguistic sense are already epistemic activities, places language at the center of the process educational and points to other possibilities, different from those hegemonically present in the field of Mathematics Education, of conceiving the teaching of mathematics, which may have important consequences in relation to the teaching practices of the teacher who teaches mathematics and the learning of students, especially in literacy.
Palavras-chave: Jogos de linguagem
Epistemologia do uso
Terapia filosófica
Conceito de número
Alfabetização matemática
Language games
Epistemology of use
Philosophical therapy
Number concept
Mathematical literacy
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: LINGUAGEM E PRÁTICAS DOCENTES
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_JogosLinguagemAlfabetizacao.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons