Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14866
Tipo: Dissertação
Data do documento: 11-Ago-2022
Autor(es): BARBOSA, Adrian Kethen Picanço
Primeiro(a) Orientador(a): PEIXOTO, Rodrigo Corrêa Diniz
Título: Os tambores da África reverberam aqui: o projeto batuque como prática decolonial na comunidade quilombola de São Pedro dos bois-AP
Agência de fomento: 
Citar como: BARBOSA, Adrian Kethen Picanço. Os tambores da África reverberam aqui: o projeto batuque como prática decolonial na comunidade quilombola de São Pedro dos Bois - AP. Orientador: Rodrigo Correa Diniz Peixoto. 151 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. .Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14866. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a Educação Escolar Quilombola (EEQ) e, inserido neste contexto da referida modalidade de ensino, analisarei o Projeto Batuque como uma prática decolonial na comunidade quilombola de São Pedro dos Bois - AP. O estudo segue a metodologia da Pesquisa-Ação-Participante de Orlando Fals Borda (1978), atualizando-a segundo uma perspectiva decolonial para identificar as transformações promovidas pela Educação Escolar Quilombola, com ênfase na análise do Projeto Batuque na citada comunidade quilombola. Dessa forma, a pesquisa apresenta a prática decolonial dentro da Escola Quilombola Estadual Teixeira de Freitas que é resultado de uma educação engajada e comprometida com o meio em que a instituição está inserida.
Abstract: This research has as its theme Quilombola School Education (EEQ). Within this modality of teaching, I will analyze the Batuque Project as a decolonial practice in the Quilombola community of São Pedro dos Bois, Amapá. The study follows the methodology of Orlando Fals Borda's Participatory Action Research (1978), updating it according to the perspective of decoloniality. My analysis of the Batuque Project in the aforementioned Quilombola community emphasizes the decolonial transformations promoted by Quilombola School Education. The research presents the decolonial practice within the State Quilombola School Teixeira de Freitas, which is the result of an education engaged and committed to the environment in which the institution is inserted.
Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola
pertencimento
Quilombo
batuque
decolonialidade
Quilombola School Education
Belonging
drumming
Decoloniality
Área de Concentração: SOCIOLOGIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Sociologia e Antropologia (Mestrado) - PPGSA/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_TamboresAfricaReverberam.pdf21,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.